Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Como enfrentar a subida do custo de vida?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento dos combustíveis terá um impacto significativo nos orçamentos das famílias portuguesas, agravado ainda com a subida do preço da eletricidade e dos bens alimentares. Quando o preço de matérias-primas básicas, como a eletricidade ou a gasolina, aumenta, o preço final dos produtos e serviços vendidos ao consumidor também sobe.Contudo o aumento dos preços […]

O aumento dos combustíveis terá um impacto significativo nos orçamentos das famílias portuguesas, agravado ainda com a subida do preço da eletricidade e dos bens alimentares.

Quando o preço de matérias-primas básicas, como a eletricidade ou a gasolina, aumenta, o preço final dos produtos e serviços vendidos ao consumidor também sobe.
Contudo o aumento dos preços não é acompanhado pelo aumento dos rendimentos dos consumidores, o que se traduz numa perda do poder de compra.
É tempo de repensar as nossas finanças. Sabe para onde vai o seu dinheiro? A maioria dos consumidores é capaz de identificar as despesas de maior peso, mas não sabe quanto gasta em pequenas coisas. Daí a DECO aconselhar o consumidor a que reorganize a sua carteira, fazendo um orçamento familiar onde identifique todas as suas fontes de rendimento versus as despesas fixas e varáveis mensais. Deve controlar todas as despesas da sua família, sem exceção.
Adote novos hábitos de consumo. Com a sua família tente identificar que comportamentos poderão assumir para reduzir o valor das suas faturas. Ficam algumas ideias: Desligar aparelhos que ficam em stand-by; Optar por lâmpadas LED; Fechar as torneiras enquanto lava os dentes ou ensaboa as mãos; Preferir duches em vez de banho de imersão.
Sabia que se optar por lavar a sua roupa a 30ºC em vez de 60ºC vai gastar menos 60% de energia? Ou que se cozinhar com a panela de pressão pode poupar até 15% de energia? E que a utilização de redutor de caudais nas torneiras permite uma poupança de água de 80%?
Faça uma gestão mais eficiente. Uma grande fatia do nosso orçamento é dedicada à compra de bens essenciais. Para uma gestão mais eficiente dos recursos, faça uma lista de compras onde identifica aquilo que precisa, evitando gastar mais do que necessário.
Analise as promoções e utilize os cupões de desconto, fazendo sempre uma comparação dos preços face ao valor unitário do produto. Não se esqueça que as marcas “brancas” podem também ser uma escolha acertada. Dê preferência aos produtos da época e sempre que possível compre a granel. Compare os preços.
Lembre-se que a sustentabilidade na carteira é importante. Tomar decisões baseadas na reutilização de bens, promovendo e fomentando uma economia mais circular, ajudá-lo-á a poupar, a diminuir a sua pegada ambiental e a tornar as suas finanças mais resilientes.
A Deco Ribatejo e Oeste informa que se mantém disponível diariamente para esclarecer as dúvidas dos consumidores, de forma a mantê-los informados e mais protegidos. Pode entrar em contacto connosco através do nosso endereço eletrónico: deco.ribatejoeoste@deco.pt e/ou através do seguinte contacto telefónico: 243 329 950.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia