Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Como enfrentar a subida do custo de vida?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O aumento dos combustíveis terá um impacto significativo nos orçamentos das famílias portuguesas, agravado ainda com a subida do preço da eletricidade e dos bens alimentares. Quando o preço de matérias-primas básicas, como a eletricidade ou a gasolina, aumenta, o preço final dos produtos e serviços vendidos ao consumidor também sobe.Contudo o aumento dos preços […]

O aumento dos combustíveis terá um impacto significativo nos orçamentos das famílias portuguesas, agravado ainda com a subida do preço da eletricidade e dos bens alimentares.

Quando o preço de matérias-primas básicas, como a eletricidade ou a gasolina, aumenta, o preço final dos produtos e serviços vendidos ao consumidor também sobe.
Contudo o aumento dos preços não é acompanhado pelo aumento dos rendimentos dos consumidores, o que se traduz numa perda do poder de compra.
É tempo de repensar as nossas finanças. Sabe para onde vai o seu dinheiro? A maioria dos consumidores é capaz de identificar as despesas de maior peso, mas não sabe quanto gasta em pequenas coisas. Daí a DECO aconselhar o consumidor a que reorganize a sua carteira, fazendo um orçamento familiar onde identifique todas as suas fontes de rendimento versus as despesas fixas e varáveis mensais. Deve controlar todas as despesas da sua família, sem exceção.
Adote novos hábitos de consumo. Com a sua família tente identificar que comportamentos poderão assumir para reduzir o valor das suas faturas. Ficam algumas ideias: Desligar aparelhos que ficam em stand-by; Optar por lâmpadas LED; Fechar as torneiras enquanto lava os dentes ou ensaboa as mãos; Preferir duches em vez de banho de imersão.
Sabia que se optar por lavar a sua roupa a 30ºC em vez de 60ºC vai gastar menos 60% de energia? Ou que se cozinhar com a panela de pressão pode poupar até 15% de energia? E que a utilização de redutor de caudais nas torneiras permite uma poupança de água de 80%?
Faça uma gestão mais eficiente. Uma grande fatia do nosso orçamento é dedicada à compra de bens essenciais. Para uma gestão mais eficiente dos recursos, faça uma lista de compras onde identifica aquilo que precisa, evitando gastar mais do que necessário.
Analise as promoções e utilize os cupões de desconto, fazendo sempre uma comparação dos preços face ao valor unitário do produto. Não se esqueça que as marcas “brancas” podem também ser uma escolha acertada. Dê preferência aos produtos da época e sempre que possível compre a granel. Compare os preços.
Lembre-se que a sustentabilidade na carteira é importante. Tomar decisões baseadas na reutilização de bens, promovendo e fomentando uma economia mais circular, ajudá-lo-á a poupar, a diminuir a sua pegada ambiental e a tornar as suas finanças mais resilientes.
A Deco Ribatejo e Oeste informa que se mantém disponível diariamente para esclarecer as dúvidas dos consumidores, de forma a mantê-los informados e mais protegidos. Pode entrar em contacto connosco através do nosso endereço eletrónico: deco.ribatejoeoste@deco.pt e/ou através do seguinte contacto telefónico: 243 329 950.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Um problema, muitas variáveis

Não é de agora. Mas há alturas em que as notícias surgem com mais vigor e nas últimas semanas os meios de comunicaçãosocial trouxeram até nós o que de tão mau pode acontecer na nossa sociedade: os maus cuidados e negligência para com aspessoas mais velhas...

miguel 4

Bons ventos trazem belos livros

Escaparate “As minhas memórias”, do obidense Maximino Alves Martins, está com a sua segunda edição praticamente esgotada. O que é muito merecido, pois quem conhece o autor sabe que o seu cunho de memorialista é excelente e o seu saber, no que concerne às coisas da...

É só o poder

Consciente da bomba-relógio que foi accionada em 2019 pela recusa de calendarizar a contagem do tempo de serviço dos professores, o governo saiu-se com uma manobra de diversão impossível de ignorar — nova legislação que visa estender o franchising do compadrio, modelo de traficância em que os nossos governantes parecem sempre tão desenvoltos, à contratação de professores.