Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Plano de requalificação na Rua Manuel Mafra esqueceu árvores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ultimamente a autarquia tem levado a cabo um plano de requalificação das ruas da cidade das Caldas da Rainha.
Árvores ficaram ausentes do plano de requalificação

Ultimamente a autarquia tem levado a cabo um plano de requalificação das ruas da cidade das Caldas da Rainha.

Assim, na Rua Manuel Mafra (União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro), tem havido uma requalificação com criação de lugares de estacionamento, melhoria da calçada (!) e colocação de sinalização visual de travessia para peões. 

Todavia, a minha insatisfação, desagrado e deceção prende-se com a total ausência de árvores no topo das ruas, onde havia há 11 anos e que ficaram completamente ausentes deste plano de requalificação. 

Agora, em vez das árvores frondosas que davam sombra e sinalizavam o início da primavera com as habituais andorinhas e período de florescimento, deu-se lugar a “semi largos” de calçada homogénea, uniforme e estéril no topo das ruas convergentes (Rua Manuel Mafra com Rua José Fuller e na Rua Manuel Mafra com Rua 15 de Agosto).

Para além disso, verifica-se o mesmo atentado urbano, social e ambiental em outras ruas deste bairro. 

Veja-se, por exemplo, no cruzamento da Rua José Fuller com a Rua Augusto José Batista e no cruzamento da Rua Augusto José Batista com a Rua Costa Mota. No cruzamento de todas estas ruas surge a mesma configuração: largos estéreis que em nada apelam à qualidade de vida urbana.

Por isso, venho apelar ao bom senso de replantar as árvores que foram desaparecendo ao longo dos últimos anos.

Não será também por demais solicitar ainda a colocação de mobiliário urbano, como foi feito no Bairro dos Arneiros, no topo da Rua Visconde Vila Matos com a Rua Cardeal Alpedrinha. Esta sugestão ganha força com o argumento da população neste bairro estar muito envelhecida e que necessita de vida social e comunitária, pelo que uns bancos nestes topos de rua seriam de saudar. Pede-se, por isso, que seja revisto o aspeto destes largos uniformes.

Bem sabemos que agora é o momento temporal para repensar estas opções urbanísticas, que irão esculpir e marcar o território das gerações que crescem e vivem neste bairro nas próximas décadas. Penso que estamos todos de acordo nisso: queremos deixar o melhor exemplo e as melhores práticas possíveis de promoção da qualidade de vida das gerações vindouras.

Estamos todos conscientes dos transtornos e despesa que deve causar a manutenção (rega, desbaste, controlo fitossanitário, etc.) mas isso não se compara com os benefícios sociais e ambientais que são inerentes às árvores na cidade.

Proporcionam sombra e protegem da radiação ultravioleta; Contribuem para a humidade do ar e reduzem as emissões de carbono (a Rua Manuel Mafra é uma das principais artérias da cidade). Por cada aumento de 10% de copas de árvore existe uma diminuição de 7% de ozono; Regulam a temperatura do ar; Promovem a biodiversidade urbana; Contribuem para a valorização económica e para o aumento do valor da propriedade; Ajudam na diminuição/absorção do ruído; Reduzem a ação do vento (Rua Manuel Mafra tem uma extensão de cerca de 3,6 km em linha reta, e na cruzamento com a Rua José Fuller tem cerca de 2,6 km em linha reta, o que torna este cruzamento muito ventoso em períodos invernosos); Favorecem a infiltração de águas pluviais; Melhoram a estética da cidade com luminosidade e cor; Estimulam a vida comunitária e social, prevenindo a solidão, o stress e ansiedade.

Face ao exposto, resta apenas pergunta em jeito de conclusão: Imagina uma cidade sem árvores?! Eu não!

Célia Bento

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis