Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Plano de requalificação na Rua Manuel Mafra esqueceu árvores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ultimamente a autarquia tem levado a cabo um plano de requalificação das ruas da cidade das Caldas da Rainha.
Árvores ficaram ausentes do plano de requalificação

Ultimamente a autarquia tem levado a cabo um plano de requalificação das ruas da cidade das Caldas da Rainha.

Assim, na Rua Manuel Mafra (União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro), tem havido uma requalificação com criação de lugares de estacionamento, melhoria da calçada (!) e colocação de sinalização visual de travessia para peões. 

Todavia, a minha insatisfação, desagrado e deceção prende-se com a total ausência de árvores no topo das ruas, onde havia há 11 anos e que ficaram completamente ausentes deste plano de requalificação. 

Agora, em vez das árvores frondosas que davam sombra e sinalizavam o início da primavera com as habituais andorinhas e período de florescimento, deu-se lugar a “semi largos” de calçada homogénea, uniforme e estéril no topo das ruas convergentes (Rua Manuel Mafra com Rua José Fuller e na Rua Manuel Mafra com Rua 15 de Agosto).

Para além disso, verifica-se o mesmo atentado urbano, social e ambiental em outras ruas deste bairro. 

Veja-se, por exemplo, no cruzamento da Rua José Fuller com a Rua Augusto José Batista e no cruzamento da Rua Augusto José Batista com a Rua Costa Mota. No cruzamento de todas estas ruas surge a mesma configuração: largos estéreis que em nada apelam à qualidade de vida urbana.

Por isso, venho apelar ao bom senso de replantar as árvores que foram desaparecendo ao longo dos últimos anos.

Não será também por demais solicitar ainda a colocação de mobiliário urbano, como foi feito no Bairro dos Arneiros, no topo da Rua Visconde Vila Matos com a Rua Cardeal Alpedrinha. Esta sugestão ganha força com o argumento da população neste bairro estar muito envelhecida e que necessita de vida social e comunitária, pelo que uns bancos nestes topos de rua seriam de saudar. Pede-se, por isso, que seja revisto o aspeto destes largos uniformes.

Bem sabemos que agora é o momento temporal para repensar estas opções urbanísticas, que irão esculpir e marcar o território das gerações que crescem e vivem neste bairro nas próximas décadas. Penso que estamos todos de acordo nisso: queremos deixar o melhor exemplo e as melhores práticas possíveis de promoção da qualidade de vida das gerações vindouras.

Estamos todos conscientes dos transtornos e despesa que deve causar a manutenção (rega, desbaste, controlo fitossanitário, etc.) mas isso não se compara com os benefícios sociais e ambientais que são inerentes às árvores na cidade.

Proporcionam sombra e protegem da radiação ultravioleta; Contribuem para a humidade do ar e reduzem as emissões de carbono (a Rua Manuel Mafra é uma das principais artérias da cidade). Por cada aumento de 10% de copas de árvore existe uma diminuição de 7% de ozono; Regulam a temperatura do ar; Promovem a biodiversidade urbana; Contribuem para a valorização económica e para o aumento do valor da propriedade; Ajudam na diminuição/absorção do ruído; Reduzem a ação do vento (Rua Manuel Mafra tem uma extensão de cerca de 3,6 km em linha reta, e na cruzamento com a Rua José Fuller tem cerca de 2,6 km em linha reta, o que torna este cruzamento muito ventoso em períodos invernosos); Favorecem a infiltração de águas pluviais; Melhoram a estética da cidade com luminosidade e cor; Estimulam a vida comunitária e social, prevenindo a solidão, o stress e ansiedade.

Face ao exposto, resta apenas pergunta em jeito de conclusão: Imagina uma cidade sem árvores?! Eu não!

Célia Bento

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss