Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
Olhar JSD

As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas em contexto de pandemia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.
Andreia Colaço, militante da JSD Caldas da Rainha

Olhar JSD

A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.

Declarado o estado de emergência, os órgãos governamentais encerram estabelecimentos e serviços, com exceção daqueles que disponibilizam serviços de primeira necessidade. Assim, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm como resposta social a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), permaneceram em funções, dando continuidade de resposta às necessidades dos seus clientes.

Dirigentes, colaboradores e parceiros institucionais, uniram esforços, reinventando-se no imediato, para acompanhar a célere mudança de procedimentos no desenrolar do contexto pandémico. Inúmeras declarações, regras e diretrizes, vindas dos diversos organismos competentes, eram frequentemente alteradas, colocando em prática a forte capacidade de adaptação e flexibilidade das IPSS.

A implementação das normas e recomendações, exigiram a necessidade de promover condições de segurança, de forma a proteger os residentes, bem como as equipas de trabalho.

A reestruturação das instalações, o mapeamento de trajetos e monitorização de entradas e saídas, a redefinição de equipas e configuração das formas de trabalho, a aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sensibilização para a higiene e segurança no trabalho, foram alguns dos importantes passos a serem trabalhados nesta nova realidade.

É notório o empenho e dedicação dos líderes que agiram em várias frentes, orientando e protegendo as suas instituições e quem nelas trabalha e requer os seus serviços. A perseverança e esforço dos colaboradores merecem também o nosso grande reconhecimento, diariamente expostos ao cansaço físico e emocional, a par de outras dificuldades invisíveis ao olhar do público, deram o melhor de si para colmatar as necessidades que surgiam.

Um caminho desafiador que marcará a continuação do desenvolvimento de competências e habilidades a fim de garantir a segurança e o bem estar dos seniores do concelho.

Andreia Colaço

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis