Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
Olhar JSD

As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas em contexto de pandemia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.
Andreia Colaço, militante da JSD Caldas da Rainha

Olhar JSD

A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.

Declarado o estado de emergência, os órgãos governamentais encerram estabelecimentos e serviços, com exceção daqueles que disponibilizam serviços de primeira necessidade. Assim, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm como resposta social a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), permaneceram em funções, dando continuidade de resposta às necessidades dos seus clientes.

Dirigentes, colaboradores e parceiros institucionais, uniram esforços, reinventando-se no imediato, para acompanhar a célere mudança de procedimentos no desenrolar do contexto pandémico. Inúmeras declarações, regras e diretrizes, vindas dos diversos organismos competentes, eram frequentemente alteradas, colocando em prática a forte capacidade de adaptação e flexibilidade das IPSS.

A implementação das normas e recomendações, exigiram a necessidade de promover condições de segurança, de forma a proteger os residentes, bem como as equipas de trabalho.

A reestruturação das instalações, o mapeamento de trajetos e monitorização de entradas e saídas, a redefinição de equipas e configuração das formas de trabalho, a aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sensibilização para a higiene e segurança no trabalho, foram alguns dos importantes passos a serem trabalhados nesta nova realidade.

É notório o empenho e dedicação dos líderes que agiram em várias frentes, orientando e protegendo as suas instituições e quem nelas trabalha e requer os seus serviços. A perseverança e esforço dos colaboradores merecem também o nosso grande reconhecimento, diariamente expostos ao cansaço físico e emocional, a par de outras dificuldades invisíveis ao olhar do público, deram o melhor de si para colmatar as necessidades que surgiam.

Um caminho desafiador que marcará a continuação do desenvolvimento de competências e habilidades a fim de garantir a segurança e o bem estar dos seniores do concelho.

Andreia Colaço

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.