Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
Olhar JSD

As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas em contexto de pandemia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.
Andreia Colaço, militante da JSD Caldas da Rainha

Olhar JSD

A pandemia surgiu na sociedade de forma complexa e inesperada, desencadeando novos desafios na área social.

Declarado o estado de emergência, os órgãos governamentais encerram estabelecimentos e serviços, com exceção daqueles que disponibilizam serviços de primeira necessidade. Assim, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm como resposta social a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), permaneceram em funções, dando continuidade de resposta às necessidades dos seus clientes.

Dirigentes, colaboradores e parceiros institucionais, uniram esforços, reinventando-se no imediato, para acompanhar a célere mudança de procedimentos no desenrolar do contexto pandémico. Inúmeras declarações, regras e diretrizes, vindas dos diversos organismos competentes, eram frequentemente alteradas, colocando em prática a forte capacidade de adaptação e flexibilidade das IPSS.

A implementação das normas e recomendações, exigiram a necessidade de promover condições de segurança, de forma a proteger os residentes, bem como as equipas de trabalho.

A reestruturação das instalações, o mapeamento de trajetos e monitorização de entradas e saídas, a redefinição de equipas e configuração das formas de trabalho, a aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sensibilização para a higiene e segurança no trabalho, foram alguns dos importantes passos a serem trabalhados nesta nova realidade.

É notório o empenho e dedicação dos líderes que agiram em várias frentes, orientando e protegendo as suas instituições e quem nelas trabalha e requer os seus serviços. A perseverança e esforço dos colaboradores merecem também o nosso grande reconhecimento, diariamente expostos ao cansaço físico e emocional, a par de outras dificuldades invisíveis ao olhar do público, deram o melhor de si para colmatar as necessidades que surgiam.

Um caminho desafiador que marcará a continuação do desenvolvimento de competências e habilidades a fim de garantir a segurança e o bem estar dos seniores do concelho.

Andreia Colaço

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss