Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Bombarral vai ter uma Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, cujas obras de reabilitação irão brevemente ter início, vão receber a futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, um projeto que resulta de uma parceria estabelecida entre a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município do Bombarral e o Rocha Center – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia.
Cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação (foto José António)

O secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, presidiu, na passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha num equipamento que é propriedade da Câmara Municipal e estabelece a cooperação entre as várias entidades na elaboração do projeto de conteúdos, do plano funcional e do modelo de gestão.

Valorizar a produção agrícola, divulgar a inovação científica e tecnológica, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades turísticas e de lazer são algumas das metas definidas pelas entidades parceiras neste projeto.

O projeto contempla ainda a dinamização de diversas atividades e exposições interativas associadas à temática da pera rocha, envolvendo o público em geral e, em especial, o público escolar e as famílias.

Teresa Carvalho, da equipa expositiva do Centro Ciência Vida, descreveu que a quinta terá valências como o fermentório (que explorará a fermentação), uma cozinha experimental para novas aplicações da pera rocha, campo de ensaio, laboratórios de investigação, entre outras.

A sessão de assinatura do protocolo contou também com a presença de Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, Rosalia Vargas, em representação da Ciência Viva, Torres Paulo e João Alves, representantes do Rocha Center, e José Bernardo, presidente da Câmara do Cadaval.

O autarca bombarralense manifestou que este projeto “será estruturante para o Bombarral e de extrema importância para a valorização da pera rocha do Oeste”.

“Cruza diversas áreas de atuação. À cabeça a ciência e a investigação, depois a componente lúdica e do conhecimento, que fará a delícia de miúdos e graúdos”, referiu, fazendo notar que “trará mais visitantes ao Bombarral”.

“Acrescentar valor à pera rocha”, é o objetivo desta quinta, disse o secretário de estado. Carlos Miguel, que sublinhou a importância da reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho para acolher este projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.