Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 25° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 28° C

Bombarral vai ter uma Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, cujas obras de reabilitação irão brevemente ter início, vão receber a futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, um projeto que resulta de uma parceria estabelecida entre a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município do Bombarral e o Rocha Center – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia.
Cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação (foto José António)

O secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, presidiu, na passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha num equipamento que é propriedade da Câmara Municipal e estabelece a cooperação entre as várias entidades na elaboração do projeto de conteúdos, do plano funcional e do modelo de gestão.

Valorizar a produção agrícola, divulgar a inovação científica e tecnológica, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades turísticas e de lazer são algumas das metas definidas pelas entidades parceiras neste projeto.

O projeto contempla ainda a dinamização de diversas atividades e exposições interativas associadas à temática da pera rocha, envolvendo o público em geral e, em especial, o público escolar e as famílias.

Teresa Carvalho, da equipa expositiva do Centro Ciência Vida, descreveu que a quinta terá valências como o fermentório (que explorará a fermentação), uma cozinha experimental para novas aplicações da pera rocha, campo de ensaio, laboratórios de investigação, entre outras.

A sessão de assinatura do protocolo contou também com a presença de Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, Rosalia Vargas, em representação da Ciência Viva, Torres Paulo e João Alves, representantes do Rocha Center, e José Bernardo, presidente da Câmara do Cadaval.

O autarca bombarralense manifestou que este projeto “será estruturante para o Bombarral e de extrema importância para a valorização da pera rocha do Oeste”.

“Cruza diversas áreas de atuação. À cabeça a ciência e a investigação, depois a componente lúdica e do conhecimento, que fará a delícia de miúdos e graúdos”, referiu, fazendo notar que “trará mais visitantes ao Bombarral”.

“Acrescentar valor à pera rocha”, é o objetivo desta quinta, disse o secretário de estado. Carlos Miguel, que sublinhou a importância da reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho para acolher este projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matilde Cardoso vence nos 10 km da Benedita

Matilde Cardoso, do Clube de Atletismo de Óbidos, foi a 1ª classificada do escalão sub 23 do 4º Grande Prémio de Atletismo da Benedita. A prova decorreu no passado dia 28.

matilde

Escola de Karting do Oeste no pódio em Portimão

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO), com sede no Bombarral, conquistou, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o 2.º lugar na categoria Mini-Micro e a 3.ª posição na categoria Júnior, somando assim pontos importantes para o Campeonato de Portugal Rotax.

karting

Nadadores dos Pimpões em águas espanholas

Gil Lemos, Inês Piño e Inês Soares, atletas dos Pimpões, representaram a Seleção Distrital no XXV Trofeo de Natación Villa Mairena del Aljarafe Open Internacional 3 Culturas, em Espanha, nos dias 27 e 28 de maio, onde estiveram presentes 52 equipas e 526 nadadores.

espanha