Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Bombarral vai ter uma Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, cujas obras de reabilitação irão brevemente ter início, vão receber a futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, um projeto que resulta de uma parceria estabelecida entre a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município do Bombarral e o Rocha Center – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia.
Cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação (foto José António)

O secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, presidiu, na passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha num equipamento que é propriedade da Câmara Municipal e estabelece a cooperação entre as várias entidades na elaboração do projeto de conteúdos, do plano funcional e do modelo de gestão.

Valorizar a produção agrícola, divulgar a inovação científica e tecnológica, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades turísticas e de lazer são algumas das metas definidas pelas entidades parceiras neste projeto.

O projeto contempla ainda a dinamização de diversas atividades e exposições interativas associadas à temática da pera rocha, envolvendo o público em geral e, em especial, o público escolar e as famílias.

Teresa Carvalho, da equipa expositiva do Centro Ciência Vida, descreveu que a quinta terá valências como o fermentório (que explorará a fermentação), uma cozinha experimental para novas aplicações da pera rocha, campo de ensaio, laboratórios de investigação, entre outras.

A sessão de assinatura do protocolo contou também com a presença de Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, Rosalia Vargas, em representação da Ciência Viva, Torres Paulo e João Alves, representantes do Rocha Center, e José Bernardo, presidente da Câmara do Cadaval.

O autarca bombarralense manifestou que este projeto “será estruturante para o Bombarral e de extrema importância para a valorização da pera rocha do Oeste”.

“Cruza diversas áreas de atuação. À cabeça a ciência e a investigação, depois a componente lúdica e do conhecimento, que fará a delícia de miúdos e graúdos”, referiu, fazendo notar que “trará mais visitantes ao Bombarral”.

“Acrescentar valor à pera rocha”, é o objetivo desta quinta, disse o secretário de estado. Carlos Miguel, que sublinhou a importância da reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho para acolher este projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss