Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C

O tempo dirá…

António Freitas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tempo, fiel e indissociável presença de cada fração cronológica; inelutável sombra e testemunha de cada passo dado; invisível metrónomo, que marca, de forma constante e irreversível, a cadência momentânea da caminhada existencial.
António Freitas

Atestando a sua incontornável e determinante importância no “dia a dia”, todos crescemos e vivemos aprendendo a utilizar, nas mais diversas situações, os “sábios” provérbios populares: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “o tempo perdido não volta mais”, “o tempo é o senhor da razão”, “o tempo é como a honra: uma vez perdido nunca mais se recupera”, “não há melhor juiz que o tempo”, “dá tempo ao tempo”, etc.

Face à gravidade da situação por que estamos a passar, a dimensão temporal vai-se alterando, em função das constantes adaptações e readaptações a que a realidade nos vai obrigando. Cada minuto da(s) nossa(s) vida(s) encerra agora, na sua exiguidade, o passado, o presente e o futuro, ante a catadupa torrencial de informações, decisões, indecisões e sucessivas transformações que o desconhecimento da real extensão do efeito “Covid-19” vai, inexoravelmente apresentando, condicionando e impondo.

Não podemos permitir, nem aceitar, que o efeito desta pandemia nos remeta para uma espécie de “ghetto” existencial, onde já quase nada faz sentido, incluindo a própria vida…

É, então, tempo de reagir e resistir à solidão, à desilusão, à adversidade, ao infortúnio, à tristeza, à incerteza, ao cansaço e ao desalento. Não se pode “baixar a guarda” da nossa resiliência e perseverança física, anímica e emocional, sob pena de irmos perdendo sucessivas e importantes batalhas, neste combate que queremos, definitivamente, vencer.

Há uma premente necessidade e exigência de reaprender a viver. Em cada um de nós está a ínfima, mas nuclear, parcela da capacidade de resistir ao momento, reagindo e acreditando que da conjugação da nossa consciência pessoal com o sentido da responsabilidade coletiva, que todos temos que assumir, surgirão: a vontade e a força necessárias para levar de vencida este enorme desafio, atingindo a fórmula que desejamos alcançar para vencer o “coronavírus”.

O tempo está nas nossas mãos:

“Reagir é viver”…”Resistir é vencer”!

O tempo dirá…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco