Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

O tempo dirá…

António Freitas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tempo, fiel e indissociável presença de cada fração cronológica; inelutável sombra e testemunha de cada passo dado; invisível metrónomo, que marca, de forma constante e irreversível, a cadência momentânea da caminhada existencial.
António Freitas

Atestando a sua incontornável e determinante importância no “dia a dia”, todos crescemos e vivemos aprendendo a utilizar, nas mais diversas situações, os “sábios” provérbios populares: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “o tempo perdido não volta mais”, “o tempo é o senhor da razão”, “o tempo é como a honra: uma vez perdido nunca mais se recupera”, “não há melhor juiz que o tempo”, “dá tempo ao tempo”, etc.

Face à gravidade da situação por que estamos a passar, a dimensão temporal vai-se alterando, em função das constantes adaptações e readaptações a que a realidade nos vai obrigando. Cada minuto da(s) nossa(s) vida(s) encerra agora, na sua exiguidade, o passado, o presente e o futuro, ante a catadupa torrencial de informações, decisões, indecisões e sucessivas transformações que o desconhecimento da real extensão do efeito “Covid-19” vai, inexoravelmente apresentando, condicionando e impondo.

Não podemos permitir, nem aceitar, que o efeito desta pandemia nos remeta para uma espécie de “ghetto” existencial, onde já quase nada faz sentido, incluindo a própria vida…

É, então, tempo de reagir e resistir à solidão, à desilusão, à adversidade, ao infortúnio, à tristeza, à incerteza, ao cansaço e ao desalento. Não se pode “baixar a guarda” da nossa resiliência e perseverança física, anímica e emocional, sob pena de irmos perdendo sucessivas e importantes batalhas, neste combate que queremos, definitivamente, vencer.

Há uma premente necessidade e exigência de reaprender a viver. Em cada um de nós está a ínfima, mas nuclear, parcela da capacidade de resistir ao momento, reagindo e acreditando que da conjugação da nossa consciência pessoal com o sentido da responsabilidade coletiva, que todos temos que assumir, surgirão: a vontade e a força necessárias para levar de vencida este enorme desafio, atingindo a fórmula que desejamos alcançar para vencer o “coronavírus”.

O tempo está nas nossas mãos:

“Reagir é viver”…”Resistir é vencer”!

O tempo dirá…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas