Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 18° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 18° C
18° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 18° C

O tempo dirá…

António Freitas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tempo, fiel e indissociável presença de cada fração cronológica; inelutável sombra e testemunha de cada passo dado; invisível metrónomo, que marca, de forma constante e irreversível, a cadência momentânea da caminhada existencial.
António Freitas

Atestando a sua incontornável e determinante importância no “dia a dia”, todos crescemos e vivemos aprendendo a utilizar, nas mais diversas situações, os “sábios” provérbios populares: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “o tempo perdido não volta mais”, “o tempo é o senhor da razão”, “o tempo é como a honra: uma vez perdido nunca mais se recupera”, “não há melhor juiz que o tempo”, “dá tempo ao tempo”, etc.

Face à gravidade da situação por que estamos a passar, a dimensão temporal vai-se alterando, em função das constantes adaptações e readaptações a que a realidade nos vai obrigando. Cada minuto da(s) nossa(s) vida(s) encerra agora, na sua exiguidade, o passado, o presente e o futuro, ante a catadupa torrencial de informações, decisões, indecisões e sucessivas transformações que o desconhecimento da real extensão do efeito “Covid-19” vai, inexoravelmente apresentando, condicionando e impondo.

Não podemos permitir, nem aceitar, que o efeito desta pandemia nos remeta para uma espécie de “ghetto” existencial, onde já quase nada faz sentido, incluindo a própria vida…

É, então, tempo de reagir e resistir à solidão, à desilusão, à adversidade, ao infortúnio, à tristeza, à incerteza, ao cansaço e ao desalento. Não se pode “baixar a guarda” da nossa resiliência e perseverança física, anímica e emocional, sob pena de irmos perdendo sucessivas e importantes batalhas, neste combate que queremos, definitivamente, vencer.

Há uma premente necessidade e exigência de reaprender a viver. Em cada um de nós está a ínfima, mas nuclear, parcela da capacidade de resistir ao momento, reagindo e acreditando que da conjugação da nossa consciência pessoal com o sentido da responsabilidade coletiva, que todos temos que assumir, surgirão: a vontade e a força necessárias para levar de vencida este enorme desafio, atingindo a fórmula que desejamos alcançar para vencer o “coronavírus”.

O tempo está nas nossas mãos:

“Reagir é viver”…”Resistir é vencer”!

O tempo dirá…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Nacional de pump track na Benedita

A Benedita recebe, no próximo sábado, o Campeonato Nacional de Pump Track. Depois das edições realizadas no Parque das Nações, em Lisboa, o evento muda-se para o Parque Desportivo e Motorizado daquela vila.

track

Concerto “Grandes Coros de Ópera”

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, grandes embaixadores do repertório lírico no nosso país, atuam no concerto “Grandes Coros de Ópera”, no dia 24 de outubro, pelas 19h00, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

coros

Campanha de sensibilização para o tráfico humano

Alertar para questões relacionadas com o tráfico humano, para a situação das vítimas e a importância da sua proteção e dos seus direitos, esteve entre os objetivos da campanha de sensibilização para o tráfico humano, levada a cabo pelo Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica (NILAVD) do Município do Bombarral.

trafico