Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
12° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 18° C
Com uso de máscara e mantendo o distanciamento social

Populares protestam contra moradia junto a ermida

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias dezenas de populares concentraram-se no passado domingo no Carvalhal, no concelho do Bombarral, para protestar contra a construção de uma moradia junto à Ermida da Nossa Senhora do Socorro, imóvel classificado de interesse público.
Populares concentraram-se junto à ermida e à obra em construção

Sob vigilância da GNR, com uso de máscara e mantendo o distanciamento social, foi assim a concentração de algumas dezenas de populares, para contestar a autorização de construção no perímetro de proteção.

“Está em causa um edifício do século XVI e não sabemos como foi autorizada esta obra. O património da aldeia histórica do Carvalhal está em causa”, manifestou Simão Cardeal.

João Ricardo declarou que “sempre ouvimos dizer que tinha uma área de proteção de 50 metros na envolvente, o que não está a ser respeitada”.

Para Cruz Oliveira, a construção ao lado da ermida “é uma desvalorização do património municipal e nacional e por isso qualquer pessoa se revolta”.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu parecer positivo vinculativo ao projeto, condicionado à melhoria da visibilidade da capela e à realização de um diagnóstico de vestígios arqueológicos. A Câmara do Bombarral sustentou por isso não haver fundamento para impedir a construção.

Segundo Ricardo Fernandes, presidente da Câmara, “a partir do momento em que há um deferimento tácito da DGPC, que é quem tutela estas situações, o Município está impedido de fazer o quer que seja a não ser licenciar a obra”.

A autarquia entretanto embargou a obra “devido a movimentos de terras não licenciados em área de Reserva Ecológica Nacional”, que na prática visaram a construção de um muro em pedra para sustentar as terras.

A obra está parada, havendo uma indefinição quanto ao seu futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.