Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
Com uso de máscara e mantendo o distanciamento social

Populares protestam contra moradia junto a ermida

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias dezenas de populares concentraram-se no passado domingo no Carvalhal, no concelho do Bombarral, para protestar contra a construção de uma moradia junto à Ermida da Nossa Senhora do Socorro, imóvel classificado de interesse público.
Populares concentraram-se junto à ermida e à obra em construção

Sob vigilância da GNR, com uso de máscara e mantendo o distanciamento social, foi assim a concentração de algumas dezenas de populares, para contestar a autorização de construção no perímetro de proteção.

“Está em causa um edifício do século XVI e não sabemos como foi autorizada esta obra. O património da aldeia histórica do Carvalhal está em causa”, manifestou Simão Cardeal.

João Ricardo declarou que “sempre ouvimos dizer que tinha uma área de proteção de 50 metros na envolvente, o que não está a ser respeitada”.

Para Cruz Oliveira, a construção ao lado da ermida “é uma desvalorização do património municipal e nacional e por isso qualquer pessoa se revolta”.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu parecer positivo vinculativo ao projeto, condicionado à melhoria da visibilidade da capela e à realização de um diagnóstico de vestígios arqueológicos. A Câmara do Bombarral sustentou por isso não haver fundamento para impedir a construção.

Segundo Ricardo Fernandes, presidente da Câmara, “a partir do momento em que há um deferimento tácito da DGPC, que é quem tutela estas situações, o Município está impedido de fazer o quer que seja a não ser licenciar a obra”.

A autarquia entretanto embargou a obra “devido a movimentos de terras não licenciados em área de Reserva Ecológica Nacional”, que na prática visaram a construção de um muro em pedra para sustentar as terras.

A obra está parada, havendo uma indefinição quanto ao seu futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss