Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 26° C
Com uso de máscara e mantendo o distanciamento social

Populares protestam contra moradia junto a ermida

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias dezenas de populares concentraram-se no passado domingo no Carvalhal, no concelho do Bombarral, para protestar contra a construção de uma moradia junto à Ermida da Nossa Senhora do Socorro, imóvel classificado de interesse público.
Populares concentraram-se junto à ermida e à obra em construção

Sob vigilância da GNR, com uso de máscara e mantendo o distanciamento social, foi assim a concentração de algumas dezenas de populares, para contestar a autorização de construção no perímetro de proteção.

“Está em causa um edifício do século XVI e não sabemos como foi autorizada esta obra. O património da aldeia histórica do Carvalhal está em causa”, manifestou Simão Cardeal.

João Ricardo declarou que “sempre ouvimos dizer que tinha uma área de proteção de 50 metros na envolvente, o que não está a ser respeitada”.

Para Cruz Oliveira, a construção ao lado da ermida “é uma desvalorização do património municipal e nacional e por isso qualquer pessoa se revolta”.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu parecer positivo vinculativo ao projeto, condicionado à melhoria da visibilidade da capela e à realização de um diagnóstico de vestígios arqueológicos. A Câmara do Bombarral sustentou por isso não haver fundamento para impedir a construção.

Segundo Ricardo Fernandes, presidente da Câmara, “a partir do momento em que há um deferimento tácito da DGPC, que é quem tutela estas situações, o Município está impedido de fazer o quer que seja a não ser licenciar a obra”.

A autarquia entretanto embargou a obra “devido a movimentos de terras não licenciados em área de Reserva Ecológica Nacional”, que na prática visaram a construção de um muro em pedra para sustentar as terras.

A obra está parada, havendo uma indefinição quanto ao seu futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matilde Cardoso vence nos 10 km da Benedita

Matilde Cardoso, do Clube de Atletismo de Óbidos, foi a 1ª classificada do escalão sub 23 do 4º Grande Prémio de Atletismo da Benedita. A prova decorreu no passado dia 28.

matilde

Escola de Karting do Oeste no pódio em Portimão

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO), com sede no Bombarral, conquistou, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o 2.º lugar na categoria Mini-Micro e a 3.ª posição na categoria Júnior, somando assim pontos importantes para o Campeonato de Portugal Rotax.

karting

Nadadores dos Pimpões em águas espanholas

Gil Lemos, Inês Piño e Inês Soares, atletas dos Pimpões, representaram a Seleção Distrital no XXV Trofeo de Natación Villa Mairena del Aljarafe Open Internacional 3 Culturas, em Espanha, nos dias 27 e 28 de maio, onde estiveram presentes 52 equipas e 526 nadadores.

espanha