Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Criada a Escola Online Maestro João Raquel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O maestro da Sociedade Musical Recreativa Obidense, João Raquel, criou uma escola online, onde já está a decorrer um curso de iniciação à direção de orquestra, banda e coro.
Maestro João Raquel

Segundo o maestro, “é o primeiro curso de direção, online, a decorrer no país”. Conta com vinte alunos de Portugal continental, Região Autónoma dos Açores e também de Itália.

A Escola Online Maestro João Raquel irá ainda desenvolver o 1º ciclo de Webinars nos meses de junho e julho, com dez seminários online, totalmente gratuitos, com músicos, professores e maestros de Portugal, Espanha e Venezuela.

“A criação de uma escola online já estava pensada há alguns meses, contudo, com esta situação do confinamento e isolamento social, acabei por conseguir refletir mais um pouco acerca do que realmente queria colocar em prática. Assim, o primeiro curso, que teve início neste mês, foi o de Iniciação à Direção de Banda, Orquestra e Coro”, relata João Raquel.

“Estes cursos têm uma propina mensal e são dirigidos a todas as pessoas que já saibam música e queiram iniciar-se ou desenvolver as suas competências ao nível da direção. Neste curso são abordadas questões técnicas e emotivas, cruzando a chamada técnica clássica com a técnica moderna. Os alunos têm acesso a bastantes recursos, construídos de raiz por mim, estando permanentemente em contacto comigo através das aulas semanais e do envio de trabalhos em vídeo. O curso tem ainda o aliciante de todas as aulas ficarem gravadas, facilitando o facto de alguns alunos, que caso não possam assistir em direto, poderem visualizá-las posteriormente quando, onde e as vezes que quiserem”, descreve.

João Raquel revela que está a construir o curso “Musicar-Te”, que pretende “trazer algo de diferente ao ensino da música”. Este curso terá início em junho com uma duração de dez meses (as inscrições estão a decorrer). Destina-se, por um lado, a todas aquelas pessoas que sempre quiseram aprender música, mas que nunca tiveram oportunidade. Por outro lado, também está dirigido a quem já sabe música, mas pretende alargar os conhecimentos.

O curso admite alunos a partir dos seis anos, sem limite de idade. Tem ainda a vantagem de poder ser assistido por toda a família, com o pagamento de apenas uma propina. Vão ser abordados conteúdos de teoria musical, solfejo, história da música e apresentação dos instrumentos musicais.

A ideia é este curso, a partir de setembro, ter uma vertente direcionada às escolas de música de bandas filarmónicas, orquestras e coros.

Outra novidade é que nos meses de junho e julho a Escola Online Maestro João Raquel irá promover o seu 1º Ciclo de Conferências Online, onde todas as semanas, gratuitamente, quem se inscrever pode conhecer o trabalho e trocar ideias ou tirar dúvidas com maestros, compositores, professores e produtores musicais de Portugal, Espanha e Venezuela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.