Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Criada a Escola Online Maestro João Raquel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O maestro da Sociedade Musical Recreativa Obidense, João Raquel, criou uma escola online, onde já está a decorrer um curso de iniciação à direção de orquestra, banda e coro.
Maestro João Raquel

Segundo o maestro, “é o primeiro curso de direção, online, a decorrer no país”. Conta com vinte alunos de Portugal continental, Região Autónoma dos Açores e também de Itália.

A Escola Online Maestro João Raquel irá ainda desenvolver o 1º ciclo de Webinars nos meses de junho e julho, com dez seminários online, totalmente gratuitos, com músicos, professores e maestros de Portugal, Espanha e Venezuela.

“A criação de uma escola online já estava pensada há alguns meses, contudo, com esta situação do confinamento e isolamento social, acabei por conseguir refletir mais um pouco acerca do que realmente queria colocar em prática. Assim, o primeiro curso, que teve início neste mês, foi o de Iniciação à Direção de Banda, Orquestra e Coro”, relata João Raquel.

“Estes cursos têm uma propina mensal e são dirigidos a todas as pessoas que já saibam música e queiram iniciar-se ou desenvolver as suas competências ao nível da direção. Neste curso são abordadas questões técnicas e emotivas, cruzando a chamada técnica clássica com a técnica moderna. Os alunos têm acesso a bastantes recursos, construídos de raiz por mim, estando permanentemente em contacto comigo através das aulas semanais e do envio de trabalhos em vídeo. O curso tem ainda o aliciante de todas as aulas ficarem gravadas, facilitando o facto de alguns alunos, que caso não possam assistir em direto, poderem visualizá-las posteriormente quando, onde e as vezes que quiserem”, descreve.

João Raquel revela que está a construir o curso “Musicar-Te”, que pretende “trazer algo de diferente ao ensino da música”. Este curso terá início em junho com uma duração de dez meses (as inscrições estão a decorrer). Destina-se, por um lado, a todas aquelas pessoas que sempre quiseram aprender música, mas que nunca tiveram oportunidade. Por outro lado, também está dirigido a quem já sabe música, mas pretende alargar os conhecimentos.

O curso admite alunos a partir dos seis anos, sem limite de idade. Tem ainda a vantagem de poder ser assistido por toda a família, com o pagamento de apenas uma propina. Vão ser abordados conteúdos de teoria musical, solfejo, história da música e apresentação dos instrumentos musicais.

A ideia é este curso, a partir de setembro, ter uma vertente direcionada às escolas de música de bandas filarmónicas, orquestras e coros.

Outra novidade é que nos meses de junho e julho a Escola Online Maestro João Raquel irá promover o seu 1º Ciclo de Conferências Online, onde todas as semanas, gratuitamente, quem se inscrever pode conhecer o trabalho e trocar ideias ou tirar dúvidas com maestros, compositores, professores e produtores musicais de Portugal, Espanha e Venezuela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss