Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Câmara do Bombarral implementa medidas de apoio às famílias e empresas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em complemento às medidas decididas no âmbito da OesteCim e com vista a minimizar as dificuldades que as famílias e as empresas estão neste momento a atravessar devido à pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal do Bombarral vai implementar um conjunto de medidas de apoio nas mais diversas áreas.
Consumo de água em casa ou instalações de empresas é alvo de isenção mediante certas condições

Entre outras medidas, destacam-se a aquisição de equipamentos tecnológicos para alunos carenciados do 1º ciclo, de modo a possibilitar a frequência de aulas à distância, a isenção do pagamento de faturas de água do primeiro escalão doméstico nos meses de abril, maio e junho, a adesão ao programa Emergência Abem, referente à aquisição de medicamentos, ou ainda a criação de redes para apoio à população na realização de compras, entrega de refeições e de medicamentos.

No que se refere às empresas, a autarquia irá isentar, nas faturas de abril, maio e junho, os primeiros dez mil litros de água na tarifa não-doméstica, bem como o pagamento dos valores relativos a rendas e/ou direitos de superfície devidos à autarquia e de taxas de publicidade e ocupação de espaço público, entre os meses de março e junho.

Em concreto, às famílias foi decidido isentar o primeiro escalão doméstico, nas faturas de abril, maio e junho, e permitir, sob requerimento do interessado, a suspensão do pagamento das faturas da água, até 30 de junho, permitindo o seu pagamento posterior, de forma faseada até doze prestações mensais.

Nos casos de perda de rendimentos do agregado, comprovada, em mais de 30%, será permitido, sob requerimento do interessado, o acesso às condições da tarifa social, com efeitos retroativos ao mês de março.

Serão fomentadas as leituras do consumo de água por via telefónica, através de linha específica para o efeito.

Foi decidido reduzir em 50% o pagamento das rendas relativas à habitação social, nos meses de abril, maio e junho, isentar o pagamento da Componente de Apoio à Família e Atividades de Animação e de Apoio à Família durante o período em que o serviço não é prestado, isentar o pagamento das mensalidades da Piscina Municipal no período em que a mesma se encontra encerrada, sem perda da inscrição, e suspender, entre março e junho, a contabilização de juros de mora por pagamentos em atraso.

A Câmara aderiu ao programa Emergência Abem Covid-19, que se traduz numa atualização do Programa Abem, para inclusão de maior número de beneficiários no acesso gratuito a medicamentos.

A criação de redes (em articulação com as juntas de freguesia, comerciantes, restaurantes e farmácias) para apoio à população em situação práticas, como realização de compras, entrega de refeições e de medicamentos, a criação de linha de apoio psicológico (262 60 90 35), e aquisição de equipamentos e serviços tecnológicos, para alunos carenciados do 1º ciclo, de acordo com levantamento de necessidades disponibilizado pelo Agrupamento de Escolas do Fernão do Pó, de modo a possibilitar a frequência de aulas à distância, são outras medidas.

Para apoio ao tecido empresarial, para além da isenção dos primeiros dez mil litros de água na tarifa não-doméstica nas faturas de abril, maio e junho, foi decidido isentar, a requerimento dos interessados, o pagamento dos valores a relativos a rendas e/ou direitos de superfície (onerados) devidos à autarquia, pela ocupação de imóveis, equipamentos ou outros, de março a junho, e isentar, a requerimento dos interessados, o pagamento de taxas de publicidade e ocupação de espaço público às empresas com atividade no concelho, com exceção das superfícies comerciais de distribuição alimentar, seguradoras e outras entidades do sistema financeiro, entre os meses de março a junho, inclusive.

Como medidas de apoio social a Câmara resolveu isentar, sob requerimento dos interessados, o pagamento dos primeiros cinquenta mil litros de água, nas faturas de abril, maio e junho, dar apoio, em articulação com parceiros no terreno, a pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente através do fornecimento de refeições e cabazes de compras, e disponibilizar equipamentos de proteção individual.

O Município deliberou ainda reforçar o Fundo de Emergência e proceder à desinfeção de diversas zonas no concelho mais suscetíveis de passagem de pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.