Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
12° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 18° C

Adiafas e Festival do Vinho Leve do Cadaval promovem produtos regionais

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de pessoas compareceram na inauguração da Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve da Região no dia 19 de outubro, no Cadaval. O certame, que termina a 27 de outubro, volta a celebrar o final das colheitas e é um dos cartões de visita do concelho e um espaço privilegiado para a mostra das atividades económicas, nomeadamente a pera rocha e vinho leve.
Um brinde nas Adiafas que celebra o final das colheitas

Lacerda Fonseca, responsável pela Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, que presidiu à inauguração do certame, destacou a iniciativa como um ponto de “promoção dos produtos regionais”, e “uma estratégia decomunicaçãoeficaz”. “Além da produção tem que haver uma boa comunicação do produto, que é fundamental dada à diversidade de produtos que existem”, disse ao JORNAL DAS CALDAS. “Os laços comunitários que este evento cria numa sociedade que está em mudança também são muito importantes para a qualidade de vida das pessoas”, adiantou o responsável. José Bernardo, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, espera que a presença da TVI no primeiro dia do certame, com o programa “Juntos em Festa”, durante toda a tarde de sábado, faça a diferença “para divulgar os nossos produtos a nível nacional”. O autarca destacou o ano muito bom no Cadaval em termos de “produção de pera rocha e maçã, não só em quantidade, mas também qualidade”. Em termos de castas para a produção do vinho leve revelou que houve uma ligeira quebra de produção, mas “uvas de muito boa qualidade, o que se espera que seja um ano excecional”. Bernardo Nunes destacou também a gastronomia que está entregue às associações do concelho. “Para além da habitual qualidade, é uma oportunidade para degustar alguns dos produtos locais combinados com os nossos vinhos leves”, sublinhou. Uma das principais novidades, segundo o presidente, é a eleição da Miss Adiafas ser no último domingo à noite, que foi uma sugestão dos parceiros no evento. Recorde de produção pera rocha Como o certame celebra o final das colheitas, o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Domingos dos Santos, fez ao JORNAL DAS CALDAS, um balanço das colheitas. No caso concreto da Cooperativa de Fruticultores do Cadaval, houve mais 12% de produção de pera rocha em comparação com 2018, com uma “qualidade muito boa”. “Foi um ano recorde e com 24650 toneladas de pera rocha e estamos a receber maçãs, prevendo chegar na ordem das 3 mil toneladas”, disse o responsável, adiantando que no conjunto do ano a Cooperativa de Fruticultores do Cadaval deverá receber no total “cerca de 28 mil toneladas de fruta, o que é uma produção recorde”. Domingos dos Santos referiu que neste momento estão em plena comercialização e vão exportar cerca de 80% da produção. “Este ano em outros países da Europa houve um decréscimo de peras e isso vai-nos certamente ajudar”, relatou. Em relação ao Reino Unido, o presidente da ANP admite “alguma apreensão com o “Brexit”, mas afirma que ainda não tem noção de qual será o impacto, no entanto, “como a Inglaterra é o nosso segundo mercado esperamos que as negociações minimizem os impactos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1