Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Regeneração urbana – obras de 20 milhões?

Mário Pacheco Eng. Civil Sénior

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Assinei a exposição e acompanhei um grupo de vizinhos que esteve presente na sessão da Assembleia Municipal no dia 17/09/2019, na qual também intervim, levantando mais algumas questões, sobre as consequências das obras da 2ª fase, integradas no projeto de regeneração urbana.
Devia ser criado um parque subterrâneo de 3 pisos, com 270 a 300 lugares, nas traseiras do Chafariz das 5 Bicas

Para que não existam confusões, ninguém do grupo, está contra as referidas, o que está em causa é a sua planificação e o “timing”, coincidindo algumas com a época do natal.

Na minha intervenção, procurei ir mais longe e alertar para problemas futuros resultantes das mesmas, dado que não foram previstos novos lugares de estacionamento em locais nas proximidades que colmatem os que vão ser suprimidos. Também na altura me solidarizei com os argumentos de outro interveniente, sobre a degradação do local e da obra mais emblemática do grande Ferreira da Silva.

Senhor Presidente Tinta Ferreira, não se entende um plano desta envergadura, que prevê tratar as artérias sem tratar do coração, e por esse motivo escrevo no sentido de sensibilizar os caldenses e levá-lo a emendar a orientação do referido, sugerindo que se reflita sobre a solução que apresento a seguir:

1 – Criar um parque subterrâneo de 3 pisos, com 270 a 300 lugares, nas traseiras do Chafariz das 5 Bicas

2 – Acabar no local com o estacionamento à superfície, alterando o espaço para uma grande Praça, realçando a obra de arte, reconstruindo ainda como apontamento, parte do aqueduto que abastecia o Chafariz.

3 – Transformar o piso térreo e talvez uma parte, em cave e rés-do-chão, do edifício e quintal, do Posto de Turismo, criando uma ligação fluída à nova praça e também um acesso direto ao novo parque de estacionamento subterrâneo.

Nota: Será possível encontrar soluções muito interessantes, tirando partindo das desníveis existentes.

4 – Na zona referida, no início do espaço, referenciado com o nº 4, será possível estudar, também um novo espaço para a Praça do Peixe, dado que como todos sabem, as duas praças, Fruta e Peixe, devem ser complementares e não localizadas em locais diferenciados.

Isto são as ideias e na minha modesta opinião, parece-me ser um contributo para o projeto que as Caldas precisa, voltando a reanimar espaços que nos são queridos e que neste momento se encontram em declínio, não basta um ou dois dias de funcionamento regular, para justificar que tudo está bem, como por vezes se procura iludir.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco