Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Regeneração urbana – obras de 20 milhões?

Mário Pacheco Eng. Civil Sénior

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Assinei a exposição e acompanhei um grupo de vizinhos que esteve presente na sessão da Assembleia Municipal no dia 17/09/2019, na qual também intervim, levantando mais algumas questões, sobre as consequências das obras da 2ª fase, integradas no projeto de regeneração urbana.
Devia ser criado um parque subterrâneo de 3 pisos, com 270 a 300 lugares, nas traseiras do Chafariz das 5 Bicas

Para que não existam confusões, ninguém do grupo, está contra as referidas, o que está em causa é a sua planificação e o “timing”, coincidindo algumas com a época do natal.

Na minha intervenção, procurei ir mais longe e alertar para problemas futuros resultantes das mesmas, dado que não foram previstos novos lugares de estacionamento em locais nas proximidades que colmatem os que vão ser suprimidos. Também na altura me solidarizei com os argumentos de outro interveniente, sobre a degradação do local e da obra mais emblemática do grande Ferreira da Silva.

Senhor Presidente Tinta Ferreira, não se entende um plano desta envergadura, que prevê tratar as artérias sem tratar do coração, e por esse motivo escrevo no sentido de sensibilizar os caldenses e levá-lo a emendar a orientação do referido, sugerindo que se reflita sobre a solução que apresento a seguir:

1 – Criar um parque subterrâneo de 3 pisos, com 270 a 300 lugares, nas traseiras do Chafariz das 5 Bicas

2 – Acabar no local com o estacionamento à superfície, alterando o espaço para uma grande Praça, realçando a obra de arte, reconstruindo ainda como apontamento, parte do aqueduto que abastecia o Chafariz.

3 – Transformar o piso térreo e talvez uma parte, em cave e rés-do-chão, do edifício e quintal, do Posto de Turismo, criando uma ligação fluída à nova praça e também um acesso direto ao novo parque de estacionamento subterrâneo.

Nota: Será possível encontrar soluções muito interessantes, tirando partindo das desníveis existentes.

4 – Na zona referida, no início do espaço, referenciado com o nº 4, será possível estudar, também um novo espaço para a Praça do Peixe, dado que como todos sabem, as duas praças, Fruta e Peixe, devem ser complementares e não localizadas em locais diferenciados.

Isto são as ideias e na minha modesta opinião, parece-me ser um contributo para o projeto que as Caldas precisa, voltando a reanimar espaços que nos são queridos e que neste momento se encontram em declínio, não basta um ou dois dias de funcionamento regular, para justificar que tudo está bem, como por vezes se procura iludir.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling