Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
22° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste promoveu abertura da semana francófona

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Semana da Francofonia que a cidade das Caldas da Rainha acolhe até dia 23 de março teve abertura na passada segunda-feira, com um espetáculo do Moulin Rouge e a recriação da Place du Tertre, um bairro boémio em Montmartre, Paris, dinamizado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
Um verdadeiro espetáculo do Moulin Rouge na abertura da semana francófona na EHTO

Na recriação da praça em Paris os alunos aprenderam em francês a ir aorestaurante, fazerseupedidoe elogiar ou dar precisões sobre a ementa.

Houve ainda a declamação do poema“Il pleure dans mon coeur“, de Paul Verlaine,e a leitura do livro “Les enfantsde laliberté”, de Marc Levy, autor de língua francesa mais lido em todo o mundo.

A tarde foi abrilhantada pela atuação dos alunos do Conservatório de Música de Caldas da Rainha.

A plateia estava repleta de francófonosque vivem na região Oeste, além de alunos e professores da EHTO e a organizadora da Semana da Francofonia, Maria do Carmo Brandão, diretora da Alliance Française. Estiveram ainda presentes os parceiros da iniciativa, Daniel Pinto, diretor da EHTO, João Mateus, subdiretor da ESAD.CR, Maria João Veloso Oliveira, diretora do Conservatório das Caldas, e Jean Pierre Hougas, representante da União dos Franceses do Estrangeiro (UFE), diante de um evento marcante na cultura francesa.

Foi servido pelos alunos da Escola de Hotelaria um cocktail com iguarias francesas e champanhe Francês patrocinado pelo E. Leclerc das Caldas da Rainha.

O espetáculo do Moulin Rougee a recriação da Place du Tertre foram coordenados pelas professoras da língua francesa, Catarina Rodrigues e Carla Soares.

Maria do Carmo Brandão elogiou a sessão de abertura e destacou os parceiros que “têm-se revelado fundamentais para que possamos ter um conjunto diversificada de atividades, o que enriquece a semana da Francofonia nas Caldas”.

Para esta responsável, é através deste projeto que os valores “do trabalho em equipa e de diálogo entre as culturas serão celebrados por meio de diversas ações culturais”.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, disse que a escola já é parceira desta iniciativa há seis anos, considerando que é “importante para motivar os alunos num contexto de educação não formal”. “Durante os últimos anos o mercado francês, nomeadamente na nossa região, tem vindo a crescer, portanto parece-me bem valorizar a língua francesa junto dos nossos alunos, para eles percebam que é um mundo de oportunidades de trabalho”.

O E. Leclerc das Caldas da Rainha tem ao longo dos anos colaborado com a semana francófona das Caldas.

Programa

No dia 21, pelas 10h30, irá decorrer um torneio de petanca no Parque D. Carlos I. Pelas 15h30 realiza-se um recital de poesia francesa no café concerto do CCC.

No dia 22, pelas 10h00, terá lugar um ateliê de pastelaria francesa na EHTO, pólo de Óbidos.

A apresentação do livro “Petit Pays” de Gaël Faye” sobre o Burundi e a comunidade de refugiados ruandeses terá lugar no dia 22, pelas 14h30, nas instalações da Alliance Française.

O Ateliê de Cerâmica (técnica de Raku) vai realizar-se também pelas 14h30, na ESAD.CR. Das 16h00 às 17h30, na ESAD.CR, decorrerá o Ateliê de Francês por professoras da Alliance Française.

O almoço temático de gastronomia francesa vai realizar-se no dia 23 na EHTO.

A sessão de cinema é depois do almoço temático, pelas 15h00, na ESAD.CR, com o filme “La cour de babel”, de Julie Bertuccelli.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo