Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C

Populações de Vidais criam rota de presépios

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Treze presépios foram montados pelos habitantes dos vários lugares de Vidais, criando uma rota que permite não só dar a conhecer a freguesia como também celebrar o espírito comunitário do Natal.

É a quarta edição do concurso “Presépios da minha aldeia”, iniciativa que envolve cerca de duas centenas de habitantes da freguesia em torno de um objectivo comum: colocar Vidais no mapa das propostas natalícias com uma original e criativa mostra de presépios elaborados pelos moradores de cada um dos lugares existentes.

Há troféus para todos e os mais votados por um júri recebem um prémio monetário. Mas não é o prémio que move as pessoas. É o envolvimento e o orgulho na terra que motivam amigos e associações em torno desta iniciativa.

A rota de presépios foi inaugurada no passado dia 8 e nem mesmo a chuva desmotivou uma comitiva de andar a visitar cada um dos lugares, começando na sede da Junta de Freguesia, onde está um presépio extra-concurso.

Participam o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade, moradores da Ribeira de Crastos, moradores da Rabaceira, a Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória, Associação Recreativa Cultural Desportiva do Casal do Rei, Vidais Planta, moradores de Casais da Igreja, Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, Amigos de Cortém, Associação Recreativa e Cultural da Matoeira, Colégio Brinquinho, Associação Desportiva e Recreativa de Mosteiros, e os Catraios da Catequese.

Na junta de freguesia existe um mapa com a localização dos presépios. A rota pode ser apreciada até 6 de janeiro, data em que também serão anunciados os vencedores.

Virgílio Filipe, presidente da junta de freguesia de Vidais, sublinhou que esta iniciativa ocupou as pessoas durante um mês, à noite e aos fins-de-semana, para colocar em prática o presépio de cada localidade. “Há motivação, os presépios têm crescido em qualidade e isto junta as pessoas”, manifestou. “Claro que cada lugar quer fazer melhor do que o outro, mas não se trata de rivalidade”, indicou o autarca.

Os materiais utilizados são os mais diversos, desde papel a madeira. “Juntamo-nos todos e passamos um bocadinho em convívio. Agora andamos a ver todos, cada qual com a sua beleza. É uma mais-valia para a freguesia de Vidais”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Hortense Lourenço, da Matoeira.

Carla Ferreira, de Cortém, referiu que “o que motiva é a comunidade interagir, reunindo pessoas de todas as idades, e tem resultado. É um projeto muito giro e tem-se notado melhoria nos projetos de ano para ano”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo