Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Populações de Vidais criam rota de presépios

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Treze presépios foram montados pelos habitantes dos vários lugares de Vidais, criando uma rota que permite não só dar a conhecer a freguesia como também celebrar o espírito comunitário do Natal.

É a quarta edição do concurso “Presépios da minha aldeia”, iniciativa que envolve cerca de duas centenas de habitantes da freguesia em torno de um objectivo comum: colocar Vidais no mapa das propostas natalícias com uma original e criativa mostra de presépios elaborados pelos moradores de cada um dos lugares existentes.

Há troféus para todos e os mais votados por um júri recebem um prémio monetário. Mas não é o prémio que move as pessoas. É o envolvimento e o orgulho na terra que motivam amigos e associações em torno desta iniciativa.

A rota de presépios foi inaugurada no passado dia 8 e nem mesmo a chuva desmotivou uma comitiva de andar a visitar cada um dos lugares, começando na sede da Junta de Freguesia, onde está um presépio extra-concurso.

Participam o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade, moradores da Ribeira de Crastos, moradores da Rabaceira, a Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória, Associação Recreativa Cultural Desportiva do Casal do Rei, Vidais Planta, moradores de Casais da Igreja, Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, Amigos de Cortém, Associação Recreativa e Cultural da Matoeira, Colégio Brinquinho, Associação Desportiva e Recreativa de Mosteiros, e os Catraios da Catequese.

Na junta de freguesia existe um mapa com a localização dos presépios. A rota pode ser apreciada até 6 de janeiro, data em que também serão anunciados os vencedores.

Virgílio Filipe, presidente da junta de freguesia de Vidais, sublinhou que esta iniciativa ocupou as pessoas durante um mês, à noite e aos fins-de-semana, para colocar em prática o presépio de cada localidade. “Há motivação, os presépios têm crescido em qualidade e isto junta as pessoas”, manifestou. “Claro que cada lugar quer fazer melhor do que o outro, mas não se trata de rivalidade”, indicou o autarca.

Os materiais utilizados são os mais diversos, desde papel a madeira. “Juntamo-nos todos e passamos um bocadinho em convívio. Agora andamos a ver todos, cada qual com a sua beleza. É uma mais-valia para a freguesia de Vidais”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Hortense Lourenço, da Matoeira.

Carla Ferreira, de Cortém, referiu que “o que motiva é a comunidade interagir, reunindo pessoas de todas as idades, e tem resultado. É um projeto muito giro e tem-se notado melhoria nos projetos de ano para ano”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341