Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Populações de Vidais criam rota de presépios

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Treze presépios foram montados pelos habitantes dos vários lugares de Vidais, criando uma rota que permite não só dar a conhecer a freguesia como também celebrar o espírito comunitário do Natal.

É a quarta edição do concurso “Presépios da minha aldeia”, iniciativa que envolve cerca de duas centenas de habitantes da freguesia em torno de um objectivo comum: colocar Vidais no mapa das propostas natalícias com uma original e criativa mostra de presépios elaborados pelos moradores de cada um dos lugares existentes.

Há troféus para todos e os mais votados por um júri recebem um prémio monetário. Mas não é o prémio que move as pessoas. É o envolvimento e o orgulho na terra que motivam amigos e associações em torno desta iniciativa.

A rota de presépios foi inaugurada no passado dia 8 e nem mesmo a chuva desmotivou uma comitiva de andar a visitar cada um dos lugares, começando na sede da Junta de Freguesia, onde está um presépio extra-concurso.

Participam o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade, moradores da Ribeira de Crastos, moradores da Rabaceira, a Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória, Associação Recreativa Cultural Desportiva do Casal do Rei, Vidais Planta, moradores de Casais da Igreja, Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, Amigos de Cortém, Associação Recreativa e Cultural da Matoeira, Colégio Brinquinho, Associação Desportiva e Recreativa de Mosteiros, e os Catraios da Catequese.

Na junta de freguesia existe um mapa com a localização dos presépios. A rota pode ser apreciada até 6 de janeiro, data em que também serão anunciados os vencedores.

Virgílio Filipe, presidente da junta de freguesia de Vidais, sublinhou que esta iniciativa ocupou as pessoas durante um mês, à noite e aos fins-de-semana, para colocar em prática o presépio de cada localidade. “Há motivação, os presépios têm crescido em qualidade e isto junta as pessoas”, manifestou. “Claro que cada lugar quer fazer melhor do que o outro, mas não se trata de rivalidade”, indicou o autarca.

Os materiais utilizados são os mais diversos, desde papel a madeira. “Juntamo-nos todos e passamos um bocadinho em convívio. Agora andamos a ver todos, cada qual com a sua beleza. É uma mais-valia para a freguesia de Vidais”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Hortense Lourenço, da Matoeira.

Carla Ferreira, de Cortém, referiu que “o que motiva é a comunidade interagir, reunindo pessoas de todas as idades, e tem resultado. É um projeto muito giro e tem-se notado melhoria nos projetos de ano para ano”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1