Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

2º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A vila do Bombarral acolheu, nos dias 15 e 16 de outubro, o 2º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas, evento promovido pela Literarte, associação internacional de escritores e artistas, com sede no Brasil. O espaço escolhido para a realização deste encontro foi o Teatro Eduardo Brazão, onde marcaram presença vários escritores e artistas de vários países lusófonos, mais concretamente do Brasil, São Tomé, Moçambique, para além de Portugal.
Um dos momentos do encontro

A iniciativa teve ainda a particularidade de querer integrar a cultura galega na lusofonia, uma vez que existe entre o norte de Portugal e a região espanhola da Galiza uma ligação muito forte em vários aspetos, entre os quais a língua.

A abertura do encontro foi presidida pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, que realçou a importância deste género de iniciativas, que “permitem consolidar a identidade das culturas lusófonas e o papel da lusofonia”, e destacou o facto de “António Guterres, um lusófono, ter sido eleito secretário-geral da Nações Unidas, abrindo maior oportunidade para se fazer sentir a presença da lusofonia no mundo”.

O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, afirmou a sua satisfação pelo facto do concelho ter sido escolhido para a realização deste encontro, agradecendo aos dois principais responsáveis pela concretização do evento, a presidente da Literarte, Isabelle Valladares, e o escritor bombarralense Delmar Domingos de Carvalho.

Isabelle Valladares destacou que o encontro pretende “enriquecer cada vez mais os laços de união entre os países de língua portuguesa”.

Estiveram também presentes Lauro Moreira, Embaixador do Brasil, e de Angela Feingold, diretora do Instituto Cultural Barão de Ayuroca.

O programa iniciou-se com a atuação de jovens músicos da Orquestra Clássica do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.

Após a declamação de alguns poemas, subiram ao palco os novos elementos do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa para receberem o seu colar e o respetivo diploma. O momento ficou ainda marcado pela consagração da secretária de Estado e do presidente da Câmara Municipal como membros honorários do núcleo.

Seguiu-se a intervenção da escritora e professora Maria Dovigo, da região espanhola da Galiza, que dissertou sobre os “Elos de Ligação entre a Galiza e a Lusofonia”, elencando alguns aspetos que unem as culturas galega e lusófona.

Do programa constou ainda a intervenção de Adriana Nogueira, da Universidade do Algarve. Subordinada ao tema “Receção da Antiguidade nas Literaturas Lusófonas”, a apresentação da docente bombarralense versou sobre a presença de Ulisses e de Penélope, personagens da mitologia grega, na literatura lusófona.

O primeiro dia do evento terminou com o lançamento do mais recente livro de Delmar Domingos de Carvalho, intitulado “Amor e Artes”, sendo este o primeiro volume da coleção “Cavalo de Pégaso”, que contará com uma obra por cada letra do alfabeto.

No dia seguinte, a comitiva de escritores e artistas que se deslocou do Brasil para participar no encontro teve oportunidade de conhecer mais em pormenor o concelho do Bombarral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.