Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

2º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A vila do Bombarral acolheu, nos dias 15 e 16 de outubro, o 2º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas, evento promovido pela Literarte, associação internacional de escritores e artistas, com sede no Brasil. O espaço escolhido para a realização deste encontro foi o Teatro Eduardo Brazão, onde marcaram presença vários escritores e artistas de vários países lusófonos, mais concretamente do Brasil, São Tomé, Moçambique, para além de Portugal.
Um dos momentos do encontro

A iniciativa teve ainda a particularidade de querer integrar a cultura galega na lusofonia, uma vez que existe entre o norte de Portugal e a região espanhola da Galiza uma ligação muito forte em vários aspetos, entre os quais a língua.

A abertura do encontro foi presidida pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, que realçou a importância deste género de iniciativas, que “permitem consolidar a identidade das culturas lusófonas e o papel da lusofonia”, e destacou o facto de “António Guterres, um lusófono, ter sido eleito secretário-geral da Nações Unidas, abrindo maior oportunidade para se fazer sentir a presença da lusofonia no mundo”.

O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, afirmou a sua satisfação pelo facto do concelho ter sido escolhido para a realização deste encontro, agradecendo aos dois principais responsáveis pela concretização do evento, a presidente da Literarte, Isabelle Valladares, e o escritor bombarralense Delmar Domingos de Carvalho.

Isabelle Valladares destacou que o encontro pretende “enriquecer cada vez mais os laços de união entre os países de língua portuguesa”.

Estiveram também presentes Lauro Moreira, Embaixador do Brasil, e de Angela Feingold, diretora do Instituto Cultural Barão de Ayuroca.

O programa iniciou-se com a atuação de jovens músicos da Orquestra Clássica do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.

Após a declamação de alguns poemas, subiram ao palco os novos elementos do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa para receberem o seu colar e o respetivo diploma. O momento ficou ainda marcado pela consagração da secretária de Estado e do presidente da Câmara Municipal como membros honorários do núcleo.

Seguiu-se a intervenção da escritora e professora Maria Dovigo, da região espanhola da Galiza, que dissertou sobre os “Elos de Ligação entre a Galiza e a Lusofonia”, elencando alguns aspetos que unem as culturas galega e lusófona.

Do programa constou ainda a intervenção de Adriana Nogueira, da Universidade do Algarve. Subordinada ao tema “Receção da Antiguidade nas Literaturas Lusófonas”, a apresentação da docente bombarralense versou sobre a presença de Ulisses e de Penélope, personagens da mitologia grega, na literatura lusófona.

O primeiro dia do evento terminou com o lançamento do mais recente livro de Delmar Domingos de Carvalho, intitulado “Amor e Artes”, sendo este o primeiro volume da coleção “Cavalo de Pégaso”, que contará com uma obra por cada letra do alfabeto.

No dia seguinte, a comitiva de escritores e artistas que se deslocou do Brasil para participar no encontro teve oportunidade de conhecer mais em pormenor o concelho do Bombarral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense perde com Mata de Benfica B

No dia 4 de fevereiro realizou-se a segunda ronda do Campeonato Nacional de Equipas da 3ª Divisão série D em xadrez. A Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, perdeu em casa, por 1-3, com a equipa B da Mata de Benfica. Esta competição é jogada...

mata

Textos de turmas cadavalenses em livro que ajuda famílias

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional,...

livro

Presidente da IP visita obras no IC2

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, e a vice-presidente, Maria Amália Almeida, estiveram presentes no dia 3 de fevereiro numa reunião de dirigentes e técnicos da IP, realizada no local das obras em curso em Rio Maior, integradas na...

ip