Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
11° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 18° C

Óbidos é “capital da literatura e da cultura”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O elefante Salomão, que faz parte de um dos livros de José Saramago, foi recriado numa estrutura gigante e é a mascote do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos. O evento decorre até 25 de outubro e conta com a apresentação de livros e tertúlias. Óbidos transforma-se em vila literária, com onze dias de folia cultural em 154 sessões literárias, reunindo 459 criadores e 200 autores lusófonos e nomes ligados a outras artes, para além de figuras como Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Mia Couto, Ricardo Araújo Pereira, entre outros.
O elefante Salomão é a mascote do FOLIO

Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, no momento inaugural disse que Óbidos tornou-se neste período “a capital não só da literatura mas também da cultura”, dada a “dinâmica da programação tão rica” do FOLIO, que “atrai um conceito que vai dar uma projeção internacional a esta vila literária e ao turismo cultural”.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, um dos parceiros do evento, destacou que “atualmente mais de 40% das viagens turísticas em todo o mundo têm motivação cultural e nós queremos agarrar este eixo. A região centro tem património e cultural e precisa de reforçar a notoriedade e nada melhor do que este festival para atrair mais turistas estrangeiros e nacionais”.

“Pretendemos vincar o posicionamento estratégico do conceito Óbidos Vila Literária”, afirmou o presidente da Câmara, Humberto Marques. “Quem sabe se no futuro não temos a possibilidade de fazer um FOLIO juntando os doze municípios do Oeste”, expressou o autarca.

O evento, que arrancou com a inauguração de diversas exposições, a tertúlia “Ler para quê” e a abertura do espaço das editoras – por estes dias a maior livraria de Portugal – divide-se em cinco componentes: O FOLIO Autores (com os escritores), a FOLIA (a animação com 36 espetáculos), o FOLIO Educa (dedicado a responsáveis educativos), o FOLIO Ilustra (com 56 ilustradores) e o FOLIO Paralelo (apresentação de livros, sessões de autógrafos, conversas da atualidade e sessões literárias com autores e apresentadores).

António Zambujo e Mayra Andrade a cantar Caetano Veloso, Cristina Branco com o Trio de Mário Laginha a cantar Chico Buarque, ou Miúcha e Georgiana de Moraes numa homenagem a Vinícius e Moraes, são alguns dos espetáculos.

O maestro Victorino d’Almeida fez um improviso ao piano no jardim do Óbidos Lounge. AO JORNAL DAS CALDAS disse que “agrada-me muito vir a Óbidos participar em algo ligado aos livros. É uma terra lindíssima e devia haver novamente uma Lei das Sesmarias em que tem cada casa e não a usa, não a aluga ou não mete pessoas lá dentro perde-a, para não termos localidades vazias. A baixa de Lisboa é assim também”.

Em paralelo há sessões dedicadas a responsáveis educativos, em torno do papel da leitura nas escolas. A música, teatro e as artes plásticas cruzam-se neste evento em locais como um mercado biológico, uma antiga igreja e até numa adega desativada. Uma das novidades é um hotel literário, que acaba de abrir em Óbidos.

Trata-se de um hotel de quatro estrelas para quem gosta de estar rodeado de livros em várias línguas e de diversas temáticas, seja à mesa de refeições, na sala de convívio ou até mesmo nos quartos.

“Temos uma nova abordagem de como fazer um hotel, pegando numa antiga estalagem do convento e criando uma atmosfera de muita cultura, que se faz com o conhecimento através de livros. Adquirimos um grande espólio e somos objeto de doações. Temos 40 mil livros e pretendemos chegar aos cem mil. Mais do que um hotel é uma casa de cultura, com a possibilidade de aqui se poder ficar e desfrutar de um serviço de hotelaria com conforto e inovador”, manifestou Telmo Faria, proprietário do The Literary Man Óbidos Hotel.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene