Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Lucas Borja desenvolve ambidestria para jogar ténis com as duas mãos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Lucas Borja tem doze anos e está a desenvolver uma habilidade que pode vir a dar frutos a médio prazo. Trata-se da ambidestria, no caso, aplicada à prática de ténis.
O jovem tem vindo a melhorar a sua prática

A ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés. Ambidestria de nascença é bastante rara e pode ser aprendida. Muitos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita perante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa. Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.

No caso de Lucas, natural de Lisboa e residente nas Caldas da Rainha, começou a jogar ténis aos cinco anos, na Ericeira, com uma raquete normal. Só aos nove anos mudou para a “natural racket”, raquete que tem duas pegas, uma inovação que vem da Califórnia.

Segundo Catarina Borja, mãe de Lucas, “a direita (“forehand” em inglês) é normalmente a pancada mais forte dos jogadores de ténis. O que o Lucas está a fazer é desenvolver uma “forehand” no braço direito e outra no braço esquerdo (em vez da habitual esquerda, ou “backhand”). Dessa forma, jogando com duas direitas, poderá ser um jogador mais forte a médio/longo prazo. É essa a ideia e após três anos de prática começa a dar resultados”.

O jovem veio para as Caldas da Rainha há dois anos. De início o pai trazia-o todos os dias para que treinasse na Felner Tennis Academy. Acabaram por se mudar para esta cidade. Treina agora no Clube de Ténis da Benedita, sob a batuta do treinador André Rufino. No seu treino bate bolas com uma máquina de bolas Lobster, ao ritmo de mil bolas por dia no mínimo. Joga com as duas mãos (com duas direitas). Atualmente, no ranking nacional de sub14 é o quinto entre os nascidos em 2003.

A carreira de Lucas já é acompanhada por cerca de 760 fãs na página com o seu nome no Facebook.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene