Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Lucas Borja desenvolve ambidestria para jogar ténis com as duas mãos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Lucas Borja tem doze anos e está a desenvolver uma habilidade que pode vir a dar frutos a médio prazo. Trata-se da ambidestria, no caso, aplicada à prática de ténis.
O jovem tem vindo a melhorar a sua prática

A ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés. Ambidestria de nascença é bastante rara e pode ser aprendida. Muitos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita perante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa. Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.

No caso de Lucas, natural de Lisboa e residente nas Caldas da Rainha, começou a jogar ténis aos cinco anos, na Ericeira, com uma raquete normal. Só aos nove anos mudou para a “natural racket”, raquete que tem duas pegas, uma inovação que vem da Califórnia.

Segundo Catarina Borja, mãe de Lucas, “a direita (“forehand” em inglês) é normalmente a pancada mais forte dos jogadores de ténis. O que o Lucas está a fazer é desenvolver uma “forehand” no braço direito e outra no braço esquerdo (em vez da habitual esquerda, ou “backhand”). Dessa forma, jogando com duas direitas, poderá ser um jogador mais forte a médio/longo prazo. É essa a ideia e após três anos de prática começa a dar resultados”.

O jovem veio para as Caldas da Rainha há dois anos. De início o pai trazia-o todos os dias para que treinasse na Felner Tennis Academy. Acabaram por se mudar para esta cidade. Treina agora no Clube de Ténis da Benedita, sob a batuta do treinador André Rufino. No seu treino bate bolas com uma máquina de bolas Lobster, ao ritmo de mil bolas por dia no mínimo. Joga com as duas mãos (com duas direitas). Atualmente, no ranking nacional de sub14 é o quinto entre os nascidos em 2003.

A carreira de Lucas já é acompanhada por cerca de 760 fãs na página com o seu nome no Facebook.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.