Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Poesia na prisão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um projeto que é desenvolvido desde há doze anos, designado “A Poesia não tem grades”, tem vindo a realizar sessões de promoção da leitura junto dos reclusos com o objetivo de promover a experimentação artística e assim contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal daquela população. Conversar sobre a literatura, despertar a criatividade e refletir sobre o mais profundo de nós mesmos são alguns dos caminhos possíveis a explorar.
Este ano já decorreram ações em vários estabelecimentos prisionais, como nas Caldas

Segundo o mentor da iniciativa, Filipe Lopes, “é um projeto que utiliza a literatura e a arte para dar horizontes a quem os perdeu, para criar uma sociedade mais inclusiva”.

“Não esperamos compreensão ou simpatia pelo trabalho que desenvolvemos nem um conhecimento de uma realidade por parte de quem nunca teve contacto com ela. E desejamos, com toda a sinceridade, que quem considera a educação em meio prisional algo desnecessário e “uma vergonha com tanta gente boa a precisar (sic)” nunca se veja obrigado a conhecer este mundo onde nos movimentamos, não porque gostemos mas porque acreditamos que é útil para toda a sociedade. Incluindo quem não tem a perceção de que o estamos a fazer também por elas”, manifesta.

É considerado de relevante interesse pela Direção Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais e tem merecido a aceitação e a participação empenhada dos reclusos. Foi apoiado financeiramente pela atual Direção Geral do Livro e das Bibliotecas nas primeiras edições, sendo posteriormente um trabalho realizado de forma inteiramente voluntária, com todos os custos suportados pela estrutura.

É uma iniciativa apoiada pelo Grupo O Contador de Histórias e pela CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania. Em 2013, foi adicionada uma vertente formativa com o projeto “Palavra Chave”, que procura formar e coordenar voluntários, motivando-os para a intervenção nos estabelecimentos prisionais da sua área de residência.

Este ano já decorreram ações nos Estabelecimentos Prisionais de Paços de Ferreira, Vale do Sousa, Vila Real, Viseu, Caldas da Rainha, Carregueira, Alcoentre, Lisboa, Tires, Beja Sintra, Leiria (adultos e jovens), Montijo, Olhão, no Hospital Prisional de São João de Deus e também no Estabelecimento Prisional junto da Polícia Judiciária do Porto, em Bragança, Lamego, Grândola, Ponta Delgada e Lisboa.

Os voluntários terão formação de forma a darem continuidade às visitas da melhor forma. Os candidatos podem inscrever-se na página A Poesia Não Tem Grades no Facebook.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene