Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Poesia na prisão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um projeto que é desenvolvido desde há doze anos, designado “A Poesia não tem grades”, tem vindo a realizar sessões de promoção da leitura junto dos reclusos com o objetivo de promover a experimentação artística e assim contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal daquela população. Conversar sobre a literatura, despertar a criatividade e refletir sobre o mais profundo de nós mesmos são alguns dos caminhos possíveis a explorar.
Este ano já decorreram ações em vários estabelecimentos prisionais, como nas Caldas

Segundo o mentor da iniciativa, Filipe Lopes, “é um projeto que utiliza a literatura e a arte para dar horizontes a quem os perdeu, para criar uma sociedade mais inclusiva”.

“Não esperamos compreensão ou simpatia pelo trabalho que desenvolvemos nem um conhecimento de uma realidade por parte de quem nunca teve contacto com ela. E desejamos, com toda a sinceridade, que quem considera a educação em meio prisional algo desnecessário e “uma vergonha com tanta gente boa a precisar (sic)” nunca se veja obrigado a conhecer este mundo onde nos movimentamos, não porque gostemos mas porque acreditamos que é útil para toda a sociedade. Incluindo quem não tem a perceção de que o estamos a fazer também por elas”, manifesta.

É considerado de relevante interesse pela Direção Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais e tem merecido a aceitação e a participação empenhada dos reclusos. Foi apoiado financeiramente pela atual Direção Geral do Livro e das Bibliotecas nas primeiras edições, sendo posteriormente um trabalho realizado de forma inteiramente voluntária, com todos os custos suportados pela estrutura.

É uma iniciativa apoiada pelo Grupo O Contador de Histórias e pela CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania. Em 2013, foi adicionada uma vertente formativa com o projeto “Palavra Chave”, que procura formar e coordenar voluntários, motivando-os para a intervenção nos estabelecimentos prisionais da sua área de residência.

Este ano já decorreram ações nos Estabelecimentos Prisionais de Paços de Ferreira, Vale do Sousa, Vila Real, Viseu, Caldas da Rainha, Carregueira, Alcoentre, Lisboa, Tires, Beja Sintra, Leiria (adultos e jovens), Montijo, Olhão, no Hospital Prisional de São João de Deus e também no Estabelecimento Prisional junto da Polícia Judiciária do Porto, em Bragança, Lamego, Grândola, Ponta Delgada e Lisboa.

Os voluntários terão formação de forma a darem continuidade às visitas da melhor forma. Os candidatos podem inscrever-se na página A Poesia Não Tem Grades no Facebook.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.