Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
12° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 18° C

A banda das Caldas “74” manifesta-se através da música

Carolina Romão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os "74" são uma banda de Punk/Hardcore caldense criada em 2011. A formação atual não é a original, mas o objetivo mantem-se sempre o mesmo: “motivar as pessoas a manifestarem-se contra aquilo que causa transtorno na sociedade”.
Os elementos da banda: Luis Carreira, Marco Groba, Luís Cabaceira e João Faria

Gravaram no passado dia 11 de julho o videoclipe para uma das suas músicas na antiga discoteca Green Hill, a qual recordam com alguma nostalgia.

Os “74” são uma banda de Punk/Hardcore caldense composta por Marco Groba na voz, Luis Cabaceira na guitarra, Luis Carreira no baixo e João Faria na bateria.

A banda surgiu em 2011, quando Marco Groba fez uma publicação no facebook em que dizia precisar de elementos para formar uma banda, e assim começou.

Os elementos iniciais não sabiam que nome poderiam dar à banda, até que surgiu a ideia de ser “74”, não por todos terem nascido no ano de 1974, mas também por ser o ano da revolução e a banda ser um grupo musical de intervenção.

Todas as musicas são originais, escritas pelos elementos da banda e sempre em português, abordando principalmente temas da sociedade contemporânea, que lhes causam algum transtorno, como, por exemplo, o estado do nosso país e dos países vizinhos, da Comunidade Europeia e da Angela Merkel, aproveitando “a música como forma de expressão, para criticar e dar voz aos nossos protestos. Quem vai para a rua faz manifestações aos gritos e nós fizemos uma banda, e gritamos aqui na banda. Como não temos tempo para ir a manifestações, usamos a música dessa maneira”, afirmou o guitarrista, Luis Cabaceira. E com a sua música pretendem também passar uma mensagem às pessoas, para tomarem alguma ação e não se cingirem ao que acham estar mal. “Temos musicas, como por exemplo a “Linha da Frente”, em que chamamos as pessoas para participarem no protesto, juntamente connosco nos nossos concertos”, disse, o guitarrista, Luis Cabaceira.

A banda tem influências nos seguintes grupos musicais: “Exploited”, “Minor Threat”, “Slayer”, “Censurados”, “Mata Ratos”. “Isso acaba por ser engraçado, o que sai no bolo todo é as influências todas de cada um”, sublinou o baixista, Luis Carreira.

Como projeto futuro, estão a preparar um CD com cerca de 17 faixas, e estão ativos na composição de novas músicas. Gravaram no dia 11 de julho, o videoclipe para uma das suas músicas, na antiga discoteca Green Hill, no qual contaram com a participação do Grupo de Motards “Os Lobos Lusitanos”, entre outros. Tinham pensado num ferro velho ou numa fábrica abandonada, quando depois surgiu então a ideia de ser na Green Hill, tendo sido um local frequentado pelos membros, e sabendo que estava destruído através de reportagens fotográficas que viram no Facebook.

Como discografia, os “74” já têm o EP “74- O Inicio”, “Arraial Split” e o “Som das Ruas”, que saiu recentemente. Trata-se de uma compilação de 25 bandas. Pode ouvir os “74” em https://www.facebook.com/setentaequatro/app_2405167945 e https://soundcloud.com/setentaequatro74.

Dia 8 de agosto irão atuar no Dejá Vú, na praça 5 de Outubro, concerto que conta também com as bandas “DisXease”, do Brasil, “Bad!”, das Caldas da Rainha, “A Tail of Rugs”, também das Caldas da Rainha e para finalizar, o DJ Straycat, organizado pela Pé de Ladrão Booking. O concerto será às 22h30, com entrada limitada a 50 pessoas, e o custo de 2 Euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene