Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

A banda das Caldas “74” manifesta-se através da música

Carolina Romão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os "74" são uma banda de Punk/Hardcore caldense criada em 2011. A formação atual não é a original, mas o objetivo mantem-se sempre o mesmo: “motivar as pessoas a manifestarem-se contra aquilo que causa transtorno na sociedade”.
Os elementos da banda: Luis Carreira, Marco Groba, Luís Cabaceira e João Faria

Gravaram no passado dia 11 de julho o videoclipe para uma das suas músicas na antiga discoteca Green Hill, a qual recordam com alguma nostalgia.

Os “74” são uma banda de Punk/Hardcore caldense composta por Marco Groba na voz, Luis Cabaceira na guitarra, Luis Carreira no baixo e João Faria na bateria.

A banda surgiu em 2011, quando Marco Groba fez uma publicação no facebook em que dizia precisar de elementos para formar uma banda, e assim começou.

Os elementos iniciais não sabiam que nome poderiam dar à banda, até que surgiu a ideia de ser “74”, não por todos terem nascido no ano de 1974, mas também por ser o ano da revolução e a banda ser um grupo musical de intervenção.

Todas as musicas são originais, escritas pelos elementos da banda e sempre em português, abordando principalmente temas da sociedade contemporânea, que lhes causam algum transtorno, como, por exemplo, o estado do nosso país e dos países vizinhos, da Comunidade Europeia e da Angela Merkel, aproveitando “a música como forma de expressão, para criticar e dar voz aos nossos protestos. Quem vai para a rua faz manifestações aos gritos e nós fizemos uma banda, e gritamos aqui na banda. Como não temos tempo para ir a manifestações, usamos a música dessa maneira”, afirmou o guitarrista, Luis Cabaceira. E com a sua música pretendem também passar uma mensagem às pessoas, para tomarem alguma ação e não se cingirem ao que acham estar mal. “Temos musicas, como por exemplo a “Linha da Frente”, em que chamamos as pessoas para participarem no protesto, juntamente connosco nos nossos concertos”, disse, o guitarrista, Luis Cabaceira.

A banda tem influências nos seguintes grupos musicais: “Exploited”, “Minor Threat”, “Slayer”, “Censurados”, “Mata Ratos”. “Isso acaba por ser engraçado, o que sai no bolo todo é as influências todas de cada um”, sublinou o baixista, Luis Carreira.

Como projeto futuro, estão a preparar um CD com cerca de 17 faixas, e estão ativos na composição de novas músicas. Gravaram no dia 11 de julho, o videoclipe para uma das suas músicas, na antiga discoteca Green Hill, no qual contaram com a participação do Grupo de Motards “Os Lobos Lusitanos”, entre outros. Tinham pensado num ferro velho ou numa fábrica abandonada, quando depois surgiu então a ideia de ser na Green Hill, tendo sido um local frequentado pelos membros, e sabendo que estava destruído através de reportagens fotográficas que viram no Facebook.

Como discografia, os “74” já têm o EP “74- O Inicio”, “Arraial Split” e o “Som das Ruas”, que saiu recentemente. Trata-se de uma compilação de 25 bandas. Pode ouvir os “74” em https://www.facebook.com/setentaequatro/app_2405167945 e https://soundcloud.com/setentaequatro74.

Dia 8 de agosto irão atuar no Dejá Vú, na praça 5 de Outubro, concerto que conta também com as bandas “DisXease”, do Brasil, “Bad!”, das Caldas da Rainha, “A Tail of Rugs”, também das Caldas da Rainha e para finalizar, o DJ Straycat, organizado pela Pé de Ladrão Booking. O concerto será às 22h30, com entrada limitada a 50 pessoas, e o custo de 2 Euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.