Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

A banda das Caldas “74” manifesta-se através da música

Carolina Romão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os "74" são uma banda de Punk/Hardcore caldense criada em 2011. A formação atual não é a original, mas o objetivo mantem-se sempre o mesmo: “motivar as pessoas a manifestarem-se contra aquilo que causa transtorno na sociedade”.
Os elementos da banda: Luis Carreira, Marco Groba, Luís Cabaceira e João Faria

Gravaram no passado dia 11 de julho o videoclipe para uma das suas músicas na antiga discoteca Green Hill, a qual recordam com alguma nostalgia.

Os “74” são uma banda de Punk/Hardcore caldense composta por Marco Groba na voz, Luis Cabaceira na guitarra, Luis Carreira no baixo e João Faria na bateria.

A banda surgiu em 2011, quando Marco Groba fez uma publicação no facebook em que dizia precisar de elementos para formar uma banda, e assim começou.

Os elementos iniciais não sabiam que nome poderiam dar à banda, até que surgiu a ideia de ser “74”, não por todos terem nascido no ano de 1974, mas também por ser o ano da revolução e a banda ser um grupo musical de intervenção.

Todas as musicas são originais, escritas pelos elementos da banda e sempre em português, abordando principalmente temas da sociedade contemporânea, que lhes causam algum transtorno, como, por exemplo, o estado do nosso país e dos países vizinhos, da Comunidade Europeia e da Angela Merkel, aproveitando “a música como forma de expressão, para criticar e dar voz aos nossos protestos. Quem vai para a rua faz manifestações aos gritos e nós fizemos uma banda, e gritamos aqui na banda. Como não temos tempo para ir a manifestações, usamos a música dessa maneira”, afirmou o guitarrista, Luis Cabaceira. E com a sua música pretendem também passar uma mensagem às pessoas, para tomarem alguma ação e não se cingirem ao que acham estar mal. “Temos musicas, como por exemplo a “Linha da Frente”, em que chamamos as pessoas para participarem no protesto, juntamente connosco nos nossos concertos”, disse, o guitarrista, Luis Cabaceira.

A banda tem influências nos seguintes grupos musicais: “Exploited”, “Minor Threat”, “Slayer”, “Censurados”, “Mata Ratos”. “Isso acaba por ser engraçado, o que sai no bolo todo é as influências todas de cada um”, sublinou o baixista, Luis Carreira.

Como projeto futuro, estão a preparar um CD com cerca de 17 faixas, e estão ativos na composição de novas músicas. Gravaram no dia 11 de julho, o videoclipe para uma das suas músicas, na antiga discoteca Green Hill, no qual contaram com a participação do Grupo de Motards “Os Lobos Lusitanos”, entre outros. Tinham pensado num ferro velho ou numa fábrica abandonada, quando depois surgiu então a ideia de ser na Green Hill, tendo sido um local frequentado pelos membros, e sabendo que estava destruído através de reportagens fotográficas que viram no Facebook.

Como discografia, os “74” já têm o EP “74- O Inicio”, “Arraial Split” e o “Som das Ruas”, que saiu recentemente. Trata-se de uma compilação de 25 bandas. Pode ouvir os “74” em https://www.facebook.com/setentaequatro/app_2405167945 e https://soundcloud.com/setentaequatro74.

Dia 8 de agosto irão atuar no Dejá Vú, na praça 5 de Outubro, concerto que conta também com as bandas “DisXease”, do Brasil, “Bad!”, das Caldas da Rainha, “A Tail of Rugs”, também das Caldas da Rainha e para finalizar, o DJ Straycat, organizado pela Pé de Ladrão Booking. O concerto será às 22h30, com entrada limitada a 50 pessoas, e o custo de 2 Euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00