Q

Previsão do tempo

21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C
21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C

Parque Onofre via alternativa para a vida ativa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Parque Pedagógico da EBI Santo Onofre é entendido como um polo diferenciador do projeto educativo e da própria escola. Foi criado em 2007, integrado na criação de uma turma de currículos alternativos na vertente de hortofloricultura, com o objetivo de lecionar de forma prática os conteúdos educativos.
O Parque Pedagógico da EBI Santo Onofre é entendido como um polo diferenciador do projeto educativo e da própria escola

Segundo, a equipa do Parque Pedagógico, sofreu progressivamente várias alterações, alargando a sua intervenção disciplinar a conteúdos programáticos de outras áreas curriculares, para serem aplicadas nos diferentes ciclos de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos).

“São exemplo a exploração do português através da poesia, construção de textos ou leitura expressiva, em torno de plantas e animais do parque. Na disciplina de matemática desenvolvem-se atividades de pesagem, medição, cálculo de áreas, perímetros e volume, aquando da plantação de canteiros ou na venda de produtos hortícolas. Nas ciências são analisados os diversos elementos das partes constituintes das plantas, transmitidas práticas de agricultura biológica e explorada a fauna autóctone. A educação visual regista este ecossistema particular através do desenho de observação com a descoberta de cores e texturas. A educação tecnológica, disciplina base na evolução deste projeto, contribui para a construção de todas as infraestruturas essenciais para desenvolver os trabalhos no parque”. A equipa salienta os telheiros, as arrecadações, bancos, mesas, etc. “Um dos princípios fundamentais na sua génese é a eco sustentabilidade, com recurso à recolha seletiva de materiais com vista à sua reutilização”.

Acrescenta que a essência deste projeto “está direcionada para os cursos vocacionais, que têm como principais destinatários alunos com características próprias, ou seja, com necessidades de formação específicas baseadas na diferenciação curricular”.

No ano letivo 2013/2014 foi iniciado o curso de Hortofloricultura/Arte e Design/Multimédia e, no ano seguinte, o curso de Agricultura Biológica/Jardinagem/Carpintaria. Têm ambos a duração de dois anos letivos, dando equivalência ao 9.º ano de escolaridade. São caracterizados por um conjunto de disciplinas teóricas base, associadas a áreas vocacionais com uma elevada componente prática, visando a preparação dos alunos para o mundo profissional, substanciada num estágio integrado em várias empresas do ramo.

Segundo os responsáveis pelo Parque Pedagógico, os cursos têm tido muita adesão e “revelam-se uma mais-valia na formação destes jovens, apetrechando-os com conhecimentos que lhes irão permitir uma mais fácil integração na vida ativa”.

Destacam também a participação destes cursos vocacionais, no Programa Eco Escolas, forte aposta da EBI de Santo Onofre. Este programa foi desenvolvido, no sentido de aplicar um conjunto de ações que promovam um trabalho de sensibilização, promoção e implementação de práticas amigas do ambiente, junto dos discentes da nossa escola. Neste domínio, o Projeto Rios, com a intervenção desta equipa no Rio da Cal, está a conquistar o seu espaço de destaque.

Salientam a colaboração voluntária de Encarregados de Educação na manutenção do espaço e na dinamização de atividades integradas no plano anual da escola. “Esta ajuda revelou-se fundamental na concretização de todas as tarefas inerentes à manutenção do Parque, atendendo à sua dimensão”, apontaram.

De resto, a EBI de Santo Onofre tem conseguido mobilizar os pais de alunos de vários níveis etários para a participação de forma voluntária em várias atividades. São exemplos a sala de estudo, a oferta e/ou confeção de produtos e alimentos para doação a famílias necessitadas, ou a colaboração em vendas e exposições. A dinâmica criada potencia não apenas uma melhor interligação entre todos os atores da comunidade escolar, mas também a salutar ideia que existe uma via alternativa para uma vida verdadeiramente ativa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo