Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Parque Onofre via alternativa para a vida ativa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Parque Pedagógico da EBI Santo Onofre é entendido como um polo diferenciador do projeto educativo e da própria escola. Foi criado em 2007, integrado na criação de uma turma de currículos alternativos na vertente de hortofloricultura, com o objetivo de lecionar de forma prática os conteúdos educativos.
O Parque Pedagógico da EBI Santo Onofre é entendido como um polo diferenciador do projeto educativo e da própria escola

Segundo, a equipa do Parque Pedagógico, sofreu progressivamente várias alterações, alargando a sua intervenção disciplinar a conteúdos programáticos de outras áreas curriculares, para serem aplicadas nos diferentes ciclos de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos).

“São exemplo a exploração do português através da poesia, construção de textos ou leitura expressiva, em torno de plantas e animais do parque. Na disciplina de matemática desenvolvem-se atividades de pesagem, medição, cálculo de áreas, perímetros e volume, aquando da plantação de canteiros ou na venda de produtos hortícolas. Nas ciências são analisados os diversos elementos das partes constituintes das plantas, transmitidas práticas de agricultura biológica e explorada a fauna autóctone. A educação visual regista este ecossistema particular através do desenho de observação com a descoberta de cores e texturas. A educação tecnológica, disciplina base na evolução deste projeto, contribui para a construção de todas as infraestruturas essenciais para desenvolver os trabalhos no parque”. A equipa salienta os telheiros, as arrecadações, bancos, mesas, etc. “Um dos princípios fundamentais na sua génese é a eco sustentabilidade, com recurso à recolha seletiva de materiais com vista à sua reutilização”.

Acrescenta que a essência deste projeto “está direcionada para os cursos vocacionais, que têm como principais destinatários alunos com características próprias, ou seja, com necessidades de formação específicas baseadas na diferenciação curricular”.

No ano letivo 2013/2014 foi iniciado o curso de Hortofloricultura/Arte e Design/Multimédia e, no ano seguinte, o curso de Agricultura Biológica/Jardinagem/Carpintaria. Têm ambos a duração de dois anos letivos, dando equivalência ao 9.º ano de escolaridade. São caracterizados por um conjunto de disciplinas teóricas base, associadas a áreas vocacionais com uma elevada componente prática, visando a preparação dos alunos para o mundo profissional, substanciada num estágio integrado em várias empresas do ramo.

Segundo os responsáveis pelo Parque Pedagógico, os cursos têm tido muita adesão e “revelam-se uma mais-valia na formação destes jovens, apetrechando-os com conhecimentos que lhes irão permitir uma mais fácil integração na vida ativa”.

Destacam também a participação destes cursos vocacionais, no Programa Eco Escolas, forte aposta da EBI de Santo Onofre. Este programa foi desenvolvido, no sentido de aplicar um conjunto de ações que promovam um trabalho de sensibilização, promoção e implementação de práticas amigas do ambiente, junto dos discentes da nossa escola. Neste domínio, o Projeto Rios, com a intervenção desta equipa no Rio da Cal, está a conquistar o seu espaço de destaque.

Salientam a colaboração voluntária de Encarregados de Educação na manutenção do espaço e na dinamização de atividades integradas no plano anual da escola. “Esta ajuda revelou-se fundamental na concretização de todas as tarefas inerentes à manutenção do Parque, atendendo à sua dimensão”, apontaram.

De resto, a EBI de Santo Onofre tem conseguido mobilizar os pais de alunos de vários níveis etários para a participação de forma voluntária em várias atividades. São exemplos a sala de estudo, a oferta e/ou confeção de produtos e alimentos para doação a famílias necessitadas, ou a colaboração em vendas e exposições. A dinâmica criada potencia não apenas uma melhor interligação entre todos os atores da comunidade escolar, mas também a salutar ideia que existe uma via alternativa para uma vida verdadeiramente ativa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1