Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Travessia entre França e Peniche à vela

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O velejador oceânico Francisco Lobato fez a Travessia França-Portugal em dois dias e 22 horas, entre 5 e 8 de Outubro, desde Port La Foret até à cidade de Peniche, no barco à vela ROFF, na companhia da jornalista Rosário Salgueiro e do repórter de imagem Vítor Silva, da RTP, que viveram na primeira pessoa […]
Travessia entre França e Peniche à vela

O velejador oceânico Francisco Lobato fez a Travessia França-Portugal em dois dias e 22 horas, entre 5 e 8 de Outubro, desde Port La Foret até à cidade de Peniche, no barco à vela ROFF, na companhia da jornalista Rosário Salgueiro e do repórter de imagem Vítor Silva, da RTP, que viveram na primeira pessoa a experiência de um velejador solitário (mas desta vez com companhia). A experiência da travessia de 600 milhas será divulgada na reportagem “Mudar de Vida”, a emitir na próxima segunda-feira à noite, a seguir ao telejornal. Com apenas alguns meses de vida, Francisco Lobato, fez a sua primeira viagem marítima até Gibraltar com o seu pai e avô, desde aí não parou de navegar. Fez viagens ao longo da Costa Atlântica e no mar Mediterrâneo, nomeadamente até à Madeira, Norte de África, Baleares e Costa Espanhola. Aos sete anos entrou na escola de vela da Associação Naval de Lisboa e iniciou-se na classe Optimist. Aos onze anos foi pela primeira vez a um campeonato do mundo. Foi várias vezes campeão nacional em diferentes classes, já participou em mais de 15 campeonatos do mundo e da Europa, foi medalha de bronze no campeonato europeu de Laser (classe Olímpica) e medalha de ouro no campeonato Centro-Sul-Americano Sub 21. Esteve integrado no projecto de esperanças Olímpicas e na equipa pré-olímpica para Atenas 2004. Em 2006, 2007 e 2008 foi o nº1 no ranking mundial na classe mini de série, completou a Transat 6,50 em 2007 e em 2008 ganhou a grande regata Les Sables Les Açores Les Sables. Em 2009, foi o primeiro e único português a ganhar a mítica regata Transat 6,50, que vai desde La Rochelle (França) até Salvador da Bahia (Brasil), com uma escala no Funchal. Na primeira etapa bateu o recorde da sua classe e chegou 22 horas antes do segundo classificado, um feito que impressionou toda a comunidade da vela oceânica. Neste momento está a fazer a sua tese de Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval no Instituto Superior Técnico e vai competir no “Championnat Français de Course au Large” num novo barco, o Figaro Bénéteau 2. Considera este circuito como mais uma das primeiras “montanhas” a escalar antes de chegar ao “Evereste” da vela – a volta ao mundo em solitário. Francisco Gomes (texto) Carlos Tiago (foto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis