Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Travessia entre França e Peniche à vela

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O velejador oceânico Francisco Lobato fez a Travessia França-Portugal em dois dias e 22 horas, entre 5 e 8 de Outubro, desde Port La Foret até à cidade de Peniche, no barco à vela ROFF, na companhia da jornalista Rosário Salgueiro e do repórter de imagem Vítor Silva, da RTP, que viveram na primeira pessoa […]
Travessia entre França e Peniche à vela

O velejador oceânico Francisco Lobato fez a Travessia França-Portugal em dois dias e 22 horas, entre 5 e 8 de Outubro, desde Port La Foret até à cidade de Peniche, no barco à vela ROFF, na companhia da jornalista Rosário Salgueiro e do repórter de imagem Vítor Silva, da RTP, que viveram na primeira pessoa a experiência de um velejador solitário (mas desta vez com companhia). A experiência da travessia de 600 milhas será divulgada na reportagem “Mudar de Vida”, a emitir na próxima segunda-feira à noite, a seguir ao telejornal. Com apenas alguns meses de vida, Francisco Lobato, fez a sua primeira viagem marítima até Gibraltar com o seu pai e avô, desde aí não parou de navegar. Fez viagens ao longo da Costa Atlântica e no mar Mediterrâneo, nomeadamente até à Madeira, Norte de África, Baleares e Costa Espanhola. Aos sete anos entrou na escola de vela da Associação Naval de Lisboa e iniciou-se na classe Optimist. Aos onze anos foi pela primeira vez a um campeonato do mundo. Foi várias vezes campeão nacional em diferentes classes, já participou em mais de 15 campeonatos do mundo e da Europa, foi medalha de bronze no campeonato europeu de Laser (classe Olímpica) e medalha de ouro no campeonato Centro-Sul-Americano Sub 21. Esteve integrado no projecto de esperanças Olímpicas e na equipa pré-olímpica para Atenas 2004. Em 2006, 2007 e 2008 foi o nº1 no ranking mundial na classe mini de série, completou a Transat 6,50 em 2007 e em 2008 ganhou a grande regata Les Sables Les Açores Les Sables. Em 2009, foi o primeiro e único português a ganhar a mítica regata Transat 6,50, que vai desde La Rochelle (França) até Salvador da Bahia (Brasil), com uma escala no Funchal. Na primeira etapa bateu o recorde da sua classe e chegou 22 horas antes do segundo classificado, um feito que impressionou toda a comunidade da vela oceânica. Neste momento está a fazer a sua tese de Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval no Instituto Superior Técnico e vai competir no “Championnat Français de Course au Large” num novo barco, o Figaro Bénéteau 2. Considera este circuito como mais uma das primeiras “montanhas” a escalar antes de chegar ao “Evereste” da vela – a volta ao mundo em solitário. Francisco Gomes (texto) Carlos Tiago (foto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss