Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Guida Bruno expõe marcadores de livros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Do papel ao metal, das flores à cortiça, da pele à lã, centenas de marcadores de livros que integram a maior colecção de Portugal estão em exposição na Biblioteca Municipal de Leiria, até 8 de Março. A mostra inclui marcadores do Quénia a Cuba, de Espanha à China, que constituem o acervo de cerca de […]
Guida Bruno expõe marcadores de livros

Do papel ao metal, das flores à cortiça, da pele à lã, centenas de marcadores de livros que integram a maior colecção de Portugal estão em exposição na Biblioteca Municipal de Leiria, até 8 de Março. A mostra inclui marcadores do Quénia a Cuba, de Espanha à China, que constituem o acervo de cerca de 57.000 exemplares de Guida Bruno, natural do Bombarral e antiga bibliotecária do Museu Nacional do Teatro. Com cerca de 400 exemplares, a exposição apresenta fitas do século XIX usadas em livros litúrgicos ou marcadores com flores da Terra Santa. Bilhetes da Carris, marcadores de ocasião usados quando a leitura era interrompida porque os utentes tinham de sair do eléctrico, marcadores chineses que revelam a temática do livro ou um marcador inglês de metal de 1887 que é, também, abre-cartas, estão igualmente patentes na mostra. Na exposição, é também possível ver o primeiro marcador da coleccionadora, com a imagem de Santo António, que recebeu em 1958 quando frequentava um colégio de Leiria. “Era comum a directora do colégio oferecer às meninas o seu marcador que nos acompanhava nas leituras de missa ao domingo”, explicou Guida Bruno, de 59 anos. Foi contudo necessário esperar até à década de 90 para que a autora se iniciasse no coleccionismo, precisamente quando começou a trabalhar na biblioteca do Museu Nacional do Teatro, onde se encontra o espólio de muitos atores. “Abrindo os livros, desde o primeiro, começo a reparar que em quase todos havia os ditos marcadores”, contou. Guida Bruno começou a retirar os marcadores dos livros que levava para a secretária. “Às tantas tenho um monte que resolvo organizar e dar uma forma”, disse. A colecção começou a crescer com a ajuda dos amigos e um acaso fez dela notícia que corre mundo. “Aparece uma leitora belga que, por sorte, repara nalguns marcadores que estavam em cima da minha secretária e que me diz que ela própria é directora de uma revista de coleccionismo na Bélgica”, referiu a autora. O artigo, que incluiu a morada de Guida Bruno, fez com que a sua caixa de correio começasse a ser inundada por marcadores de todo o mundo. Actualmente, 25 por cento da colecção, que a autora afirma ser a maior de marcadores no país, é constituída por peças com origem no estrangeiro. À agência Lusa, Guida Bruno admitiu que, no futuro, gostaria ver os marcadores num museu. O acervo de Guida Bruno está dividido pelas áreas da literatura, espectáculo, gastronomia, infantil, internacional, cultura portuguesa, religião e propaganda médica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Eventos do Teatro da Rainha

Na Sala-Estúdio do Teatro da Rainha, o mês de maio será dedicado aos trabalhos em torno de “Jorge Patego ou o marido humilhado”, uma tradução de Isabel Lopes do texto de Molière, a apresentar no mês de julho, no Largo da Copa, nas Caldas da Rainha.

Câmara assinala Dia Mundial da Fibromialgia

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha aderiu ao desafio da Associação Portuguesa de Fibromialgia e irá assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia com a iluminação de roxo do edifício dos Paços de Concelho, na noite de 12 de maio.

Cerimónia do 4.º Prémio Literário Fernanda Botelho

No dia 20 de abril realizou-se na Biblioteca Municipal do Cadaval a entrega do 4.º Prémio Literário Fernanda Botelho (PLFB) e a apresentação da respetiva Antologia de Contos. Posteriormente, no mesmo local, decorreu a apresentação do projeto "Elegância por um Gesto”. O evento inseriu-se no programa da "Primavera de Livros", que conta com o apoio da Associação Gritos da Minha Dança (AGMD).

premio