Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Guida Bruno expõe marcadores de livros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Do papel ao metal, das flores à cortiça, da pele à lã, centenas de marcadores de livros que integram a maior colecção de Portugal estão em exposição na Biblioteca Municipal de Leiria, até 8 de Março. A mostra inclui marcadores do Quénia a Cuba, de Espanha à China, que constituem o acervo de cerca de […]
Guida Bruno expõe marcadores de livros

Do papel ao metal, das flores à cortiça, da pele à lã, centenas de marcadores de livros que integram a maior colecção de Portugal estão em exposição na Biblioteca Municipal de Leiria, até 8 de Março. A mostra inclui marcadores do Quénia a Cuba, de Espanha à China, que constituem o acervo de cerca de 57.000 exemplares de Guida Bruno, natural do Bombarral e antiga bibliotecária do Museu Nacional do Teatro. Com cerca de 400 exemplares, a exposição apresenta fitas do século XIX usadas em livros litúrgicos ou marcadores com flores da Terra Santa. Bilhetes da Carris, marcadores de ocasião usados quando a leitura era interrompida porque os utentes tinham de sair do eléctrico, marcadores chineses que revelam a temática do livro ou um marcador inglês de metal de 1887 que é, também, abre-cartas, estão igualmente patentes na mostra. Na exposição, é também possível ver o primeiro marcador da coleccionadora, com a imagem de Santo António, que recebeu em 1958 quando frequentava um colégio de Leiria. “Era comum a directora do colégio oferecer às meninas o seu marcador que nos acompanhava nas leituras de missa ao domingo”, explicou Guida Bruno, de 59 anos. Foi contudo necessário esperar até à década de 90 para que a autora se iniciasse no coleccionismo, precisamente quando começou a trabalhar na biblioteca do Museu Nacional do Teatro, onde se encontra o espólio de muitos atores. “Abrindo os livros, desde o primeiro, começo a reparar que em quase todos havia os ditos marcadores”, contou. Guida Bruno começou a retirar os marcadores dos livros que levava para a secretária. “Às tantas tenho um monte que resolvo organizar e dar uma forma”, disse. A colecção começou a crescer com a ajuda dos amigos e um acaso fez dela notícia que corre mundo. “Aparece uma leitora belga que, por sorte, repara nalguns marcadores que estavam em cima da minha secretária e que me diz que ela própria é directora de uma revista de coleccionismo na Bélgica”, referiu a autora. O artigo, que incluiu a morada de Guida Bruno, fez com que a sua caixa de correio começasse a ser inundada por marcadores de todo o mundo. Actualmente, 25 por cento da colecção, que a autora afirma ser a maior de marcadores no país, é constituída por peças com origem no estrangeiro. À agência Lusa, Guida Bruno admitiu que, no futuro, gostaria ver os marcadores num museu. O acervo de Guida Bruno está dividido pelas áreas da literatura, espectáculo, gastronomia, infantil, internacional, cultura portuguesa, religião e propaganda médica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00