Q

Previsão do tempo

28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
28° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Urgências têm estado com serviços encerrados durante alguns dias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A falta de profissionais de saúde que garantam um atendimento em segurança está a levar ao encerramento de vários serviços de urgência nas unidades das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Hospital das Caldas com constrangimentos

A falta de profissionais de saúde que garantam um atendimento em segurança está a levar ao encerramento de vários serviços de urgência nas unidades das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Nos últimos dias o hospital das Caldas da Rainha contou com diversas urgências fechadas e os doentes tiveram de ser atendidos noutros estabelecimentos de saúde a dezenas de quilómetros de distância.

No caso das Caldas da Rainha, o Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia só reabriu segunda-feira após as nove horas da manhã, depois de fechar na quinta-feira. As utentes foram desviadas para instituições de referenciação, em primeiro lugar para Santarém, e depois para Coimbra e Lisboa.

Para Torres Vedras, Leiria ou Santarém foram encaminhados os doentes da Urgência Pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha na quinta-feira até a manhã de sexta, por ausência imprevista de recursos humanos, e depois no fim de semana passado, segundo divulgou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Igualmente afetada esteve a Urgência de Cirurgia Geral durante vários períodos até à passada segunda-feira de manhã, e o Serviço de Urgência de Medicina Interna, na noite de sexta-feira e durante o dia no domingo.

Constrangimentos que podiam ser agravados a qualquer altura e por isso mesmo a recomendação era que em caso de necessidade de recurso ao Serviço Médico-Cirúrgico, o melhor era contactar a Linha Saúde 24 ou o 112, para saber como proceder.

Às corporações de bombeiros também foi solicitado que comuniquem os dados clínicos dos doentes transportados ao Centro Orientador de Doentes Urgentes para que pudessem encaminhá-los para os hospitais com os respetivos serviços disponíveis, uma vez que em vários casos só mesmo na altura é que se saberia quem os podia acolher.

Para esta semana, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou os constrangimentos no CHO, ao nível do Serviço Médico-Cirúrgico, e aparentemente haverá menos dificuldades nas Caldas da Rainha.

De acordo com o plano, a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia esteve fechada no dia 17, o mesmo acontecendo com as Urgências de Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina Interna (menos à noite).

A Urgência de Cirurgia Geral estará fechada no dia 23 de dezembro e os hospitais de referenciação são a unidade de Torres Vedras e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Em Torres Vedras há vários constrangimentos esta semana. Na Pediatria, nas noites entre 18 e 23 de dezembro, na Ortopedia no dia 23 e na Medicina Interna na noite de dia 21, com os utentes referenciados para Caldas e Lisboa.

Não se preveem constrangimentos esta semana no Serviço de Urgência Básica em Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Casa dos Seixos” requalificada acolhe serviços públicos na Amoreira

Decorreu no passado sábado a inauguração das obras de requalificação da "Casa dos Seixos", localizada no centro da Amoreira, no concelho de Óbidos. O novo espaço acolhe a sede da Junta de Freguesia da Amoreira e respetivos serviços, albergando ainda os CTT, Espaço Cidadão e um local de trabalho colaborativo.

1. amoreira

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.