Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
Escaparate

O que fazer com a memória documental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Olho de soslaio para um antigo bilhete do Teatro Pinheiro Chagas, datado de 1954, que traz no canto superior esquerdo, muito visível, o nome da Empresa Eduardo Montez, e vejo nele uma história familiar deveras enriquecedora.

Escaparate

Olho de soslaio para um antigo bilhete do Teatro Pinheiro Chagas, datado de 1954, que traz no canto superior esquerdo, muito visível, o nome da Empresa Eduardo Montez, e vejo nele uma história familiar deveras enriquecedora.

Aquilo que o ser humano vai deixando pelo caminho são pedaços de uma crónica por contar.

A nossa gaveta da memória, com o passar dos anos, vai do transbordamento ao esquecimento, por isso urge proteger as informações adquiridas. O mesmo acontece com a história física, os “papéis”, fotografias, etc., que vamos produzindo, na correria diária, referentes aos acontecimentos (especialmente os culturais e sociais) ocorridos nas aldeias, vilas e cidades.

No Brasil e nos Estados Unidos da América existem centros de preservação da reminiscência popular documental, que conservam, para deleite das gerações futuras, um aglomerado de emoções e sentimentos, experimentados/vivenciados por gerações anteriores.

Caldas da Rainha deveria, também, criar um centro de memória específico, exatamente nesses moldes. Seria fundamental elaborar e executar um programa de salvaguarda de testemunhos físicos do dia-a-dia, como é o caso daquele bilhete do Teatro Pinheiro Chagas.

Sei que o Museu do Ciclismo vem, com denodo, tentando adquirir, proteger e expor esse tipo de documentação, porém, ainda é pouco, pois falta-lhe verba para angariar espólios (particulares, alfarrábicos e/ou de colecionadores), bem como um local de grandes dimensões para um cuidado acondicionamento.

Olhar para um testemunho material como aquele que citei acima, é trazer para a atualidade uma época distante (já se passaram 67 anos desde que aquele bilhete foi produzido) e tentar, num fascinante exercício de memória, imaginar as pessoas; as casas; as ruas; as praças; o ir e vir dos habitantes do concelho, envolvidos com os seus afazeres; as discussões nos mercados; os passeios no Parque D. Carlos I; os aquistas, snobs e arrogantes, a fumarem caros charutos e a bazofiar grandezas (enquanto desfilavam suas estrepitantes gorduras pelos corredores das Termas); a juventude pobre, sem hipótese de alcançar um futuro próspero, porque os estudos não lhes eram facilitados; os seus pais, que sonhavam incansavelmente com bafejos de riqueza, porém, só lhes saindo na “sorte” o amargor do estatuto de criadagem.

O que fazer com a memória? Deixamo-la morrer num canto do cérebro e esvaziamos os bolsos da alma, atirando o conteúdo para a sarjeta da obscuridade? Oferecendo, assim, ao futuro, indivíduos sem passado, sem ideais, sem ideologias, e, como consequência, agarrados a extremismos, especialmente aqueles que são capazes de erguer, e manter, ditaduras e autoritarismos bacocos? A personalidade de um povo é o motor de um país. Uma população apática, pouco exigente, produz uma nação fraca.

A personalidade que se pretende forte constrói-se com memórias genéticas, com educação digna, com liberdade cultural. Edifica-se, também, com as memórias físicas, com os restos de um passado que um dia foi um princípio notável, em forma de livro, de teatro, de cinema, de música, etc..

Uma criança que cresça acompanhada de reminiscências expressivas, poderá transformar-se num ser elevado, modificador (para melhor) de estruturas, vincado em cânones de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, capaz de criar uma nova sociedade, mais justa, mais correta entre si e menos seguidora de totalitarismos exacerbados.

As fortalezas humanas devem ser erguidas com respeito pela memória, inclusive a documental, e não apenas com a bruta pedra, a argamassa religiosa e as prédicas (políticas) ardilosas.

O antifascista, historiador e filósofo italiano Benedetto Croce (1866-1952) remata muito bem o que pensa acerca da memória, seja ela cerebral ou documental: “A cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia