Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Estabelecimentos comerciais aderem aos graffitis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As grades das ourivesarias das Caldas estão mais alegres e vivas, porque não têm riscos ou cores neutras, fruto da arte de um jovem estudante da ESAD. A primeira casa comercial a dar espaço a Marco Almeida foi a Surfoz e depressa a ourivesaria “Bica de Brito” e mais tarde as ourivesarias “Carvalho” e “Carlos […]
Estabelecimentos comerciais aderem aos graffitis

As grades das ourivesarias das Caldas estão mais alegres e vivas, porque não têm riscos ou cores neutras, fruto da arte de um jovem estudante da ESAD. A primeira casa comercial a dar espaço a Marco Almeida foi a Surfoz e depressa a ourivesaria “Bica de Brito” e mais tarde as ourivesarias “Carvalho” e “Carlos Bica” contrataram a criatividade do jovem graffiter. Natural de Lisboa e com 27 anos, Marco Almeida estuda design gráfico na ESAD e juntando o útil ao agradável, pinta interiores e exteriores de espaços comerciais e públicos, desde que tenha autorização e lhe paguem. Assumindo que antes também era um graffiter ilegal, actualmente Marco Almeida associa os estudos ao trabalho e pretende abrilhantar a cidade das Caldas com cores e desenhos que simbolizem a cidade. A ideia de pintar espaços comerciais surge por se encontrar a estudar e desempregado e porque a cidade das Caldas não possui oferta de emprego que o ajude nessa vertente económica. “Como não há emprego nas Caldas aproveitei aquilo que sei fazer, para garantir alguma subsistência relativamente aos fundos económicos. Fiz alguns contactos e a Surfoz foi a primeira e onde consegui arranjar clientes. A ideia foi-se propagando até que surgiram estes trabalhos e vão surgindo mais alguns”, contou. Marco Almeida faz graffitis desde os quinze anos e não tem problema em assumir que foi um artista ilegal, como quase todos começam, mas devido à sua formação, acabou por enveredar por uma actividade legal, com decorações de interiores e exteriores. O jovem estudante mostra-se também contra os riscos que danificam o património, mas sobre isso não quer falar. Carlos Bica, ourives na Rua Dr. Miguel Bombarda, mostra-se muito satisfeito com a execução de um desenho simples e original. “Estava farto de ver as grades sujas. Já as tinha pintado várias vezes, porque eram vandalizadas por desconhecidos durante a noite. Decidi que nunca mais pintava as portas. A minha irmã, da ourivesaria Bica de Brito, disse-me que havia um senhor que estudava na ESAD e que fazia uns desenhos e ia pintar as portas dela. Isso poderia ter um efeito dissuasor”, disse Carlos Bica. “Julgo que esta ideia acabou por ser interessante, porque a cidade fica mais gira e mais limpa”, frisou. “Julgo que este trabalho criou aqui ao jovem um mercado de trabalho interessante que pode dar bons frutos”, concluiu. Álvaro Carvalho, da Ourivesaria e Relojoaria Carvalho, também contratou a criatividade e serviços de Marco Almeida, e considera mesmo que mais espaços comerciais poderiam ficar mais atractivos com este tipo de pinturas. “Alguns colegas alteraram as portas e gostei da ideia. O resultado final foi excelente. Fiquei satisfeitíssimo. Há quem dê os parabéns. Há quem bata palmas”, disse. O empresário tem esperança que a partir deste exemplo “comece a haver uma colaboração do Município, dos comerciantes e dos cidadãos com estes potenciais artistas, que através da arte transmitem algo de importante e interessante à cidade”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene