Realizou-se na sede da Delegação de Caldas da Rainha da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) uma cerimónia simbólica de entrega de material informático e didáctico oferecido pelos Hipermercados Modelo, no âmbito do projecto “Causa Maior”, destinado a apoiar a população sénior. O Modelo entregou dez monitores para PC, um servidor, uma implementação de sistema GNU/LINUX e uma instalação de rede, que será canalizado para o projecto Clube de Informática sénior, intitulado “Clic Sénior”. Para Alcobaça o hipermercado ofereceu a implementação de sistemas de Teleassistência para dar apoio ao projecto que foi designado por “Perto de uma Voz Amiga” -, Teleassistência, ligação permanente ao Call-Centre da CVP, permitindo que o idoso que está sozinho viva com mais tranquilidade e confiança, prestando ajuda imediata a todo o tipo de emergência. O projecto de responsabilidade social “Causa Maior”, promovido pelos hipermercados Modelo em todo o País, tem como principal objectivo o combate ao isolamento e exclusão social da população sénior, através da promoção da saúde e de uma vida mais activa. Para Fernando Fidalgo, presidente da CVP das Caldas da Rainha, “foi com enorme satisfação que no início do ano recebemos a notícia da Sede Nacional da Cruz Vermelha, do financiamento por parte dos Hipermercados Modelo, destinado a apoiar os seniores no combate à solidão, aceitando de imediato o desafio de criar e implementar dois projectos “Causa Maior” na nossa região, em Caldas da Rainha e Alcobaça”. Segundo este responsável, há muito que na Delegação de Caldas da Rainha pensava no Clube de Informática Sénior, com o objectivo de dar formação básica em informática na óptica do utilizador, especialmente na utilização da Internet e correio electrónico, proporcionando uma melhor comunicação com familiares e amigos, criando um espaço facilitador de partilha de experiências e quebra do isolamento. “Assim surgiu o “Clic Sénior”, que iniciou o seu funcionamento em fase experimental a 1 de Julho, começando oficialmente a funcionar a 10 de Setembro”, divulgou Fernando Fidalgo. O projecto para o Concelho de Alcobaça surgiu um pouco mais tarde, uma vez que esta cidade não tem Delegação da Cruz Vermelha, pelo que a Delegação das Caldas ficou com a responsabilidade da execução do mesmo. “Após um contacto com a acção social da Câmara Municipal, foi nomeada a interlocutora Carla Fonseca, que fez um trabalho extraordinário no apoio à escolha e elaboração do projecto Teleassistência, que permite a ligação permanente ao Call-Centre da CVP”, explicou, acrescentando que implementaram assim quatro sistemas de Teleassistência. Carla Fonseca transmitiu o testemunho de uma das utentes, Maria Ascensão, que com 78 anos vive sozinha em sua casa na Maiorga e que usufruindo do serviço Teleassistência desde 13 de Agosto, “é agora uma mulher mais segura”. “Sentada na cadeira com quem partilha o dia (por não ter mobilidade motora), encara a Teleassistência como um bem essencial para se sentir mais confortável em casa, pode estar em qualquer lugar e é só fazer a chamada em voz alta”, relatou. Luzia Costa, representante da Câmara das Caldas, destacou a importância do Clic Sénior como um excelente projecto de combate ao isolamento social. Marlene Sousa
Modelo ofereceu equipamentos ao Clube de Informática Sénior
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