Há mais de 30 anos que Rogério Guimarães mantém a mesma ideologia: a de não fazer arte meramente decorativa mas com alguma pertinência e relevância. É esse modelo de obras que o professor de expressão dramática e de teatro das Caldas da Rainha tem patente na exposição intitulada “Um Olhar”, no Museu de Ciclismo, nas Caldas da Rainha. Rogério Guimarães levou à exposição um conjunto de trabalhos que pela sua qualidade e variedade mostram a criatividade e a mutabilidade do autor. Trata-se de uma mostra de dezanove quadros com utilização de técnica mista (acrílico e colagem) e bonecos de humor político na linha de Bordalo Pinheiro mas com o uso de outro tipo de materiais. “São trabalhos que fiz ao longo dos anos que retratam a forma como eu vejo as coisas”, disse, acrescentando que sua intenção como artista é “não fazer obras meramente decorativas, mas coisas que dizem algo com algum significado”. São para o autor pinturas “marginais”. Das obras patentes, o autor destaca o mais antigo, de 1974, que retrata o seu 25 de Abril. A fotografia tem suscitado algum interesse ao protagonista. Rogério Guimarães escolhe um lugar, tira uma foto e, com a ajuda de um suporte, trata o retrato. Em algumas horas, uma simples imagem ganha outras proporções. Essa é a intenção do professor, reforçar a identidade de um lugar ou de um objecto. “Olhar para o além do olhar dos outros ou o que é que eu posso fazer a partir de um objecto qualquer”, é sua forma de fazer arte. Rogério Guimarães nasceu em 1946. Tem o curso de Cenografia da Escola Superior de Teatro de Lisboa e o curso em Teatro e Educação na Escola Superior de Teatro de Lisboa. Já participou em diversas exposições individuais e colectivas. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, até ao final deste mês. Marlene Sousa
“Um Olhar” de Rogério Guimarães no Museu de Ciclismo
Últimas
Artigos Relacionados
Talhos Bressan abre nas Caldas e traz carne premium da marca Novilha D’Aire
Foi no passado dia 10 que Caldas da Rainha recebeu um novo espaço dedicado aos apreciadores de carne premium de qualidade. Talhos Bressan, localizado na Rua Cardeal Alpedrinha 66A, no Bairro dos Arneiros, abriu as suas portas trazendo para a cidade a referenciada carne da marca Novilha D'Aire.
Acidente de autarca cria polémica
O presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, está envolvido numa polémica criada em redor de um acidente que teve quando dirigia o seu carro e embateu numa motociclista.
Suspeito de agressões indiciado por três crimes
Um homem de 39 anos que é suspeito de ter agredido um sobrinho, a sua mãe e uma militar da GNR, na noite da passagem de ano, no Cadaval, está indiciado por crimes de violência doméstica, ofensa à integridade física qualificada e de resistência ou coação, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa.
0 Comentários