Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

“Um Olhar” de Rogério Guimarães no Museu de Ciclismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há mais de 30 anos que Rogério Guimarães mantém a mesma ideologia: a de não fazer arte meramente decorativa mas com alguma pertinência e relevância. É esse modelo de obras que o professor de expressão dramática e de teatro das Caldas da Rainha tem patente na exposição intitulada “Um Olhar”, no Museu de Ciclismo, nas […]
Um Olhar de Rogério Guimarães no Museu de Ciclismo

Há mais de 30 anos que Rogério Guimarães mantém a mesma ideologia: a de não fazer arte meramente decorativa mas com alguma pertinência e relevância. É esse modelo de obras que o professor de expressão dramática e de teatro das Caldas da Rainha tem patente na exposição intitulada “Um Olhar”, no Museu de Ciclismo, nas Caldas da Rainha. Rogério Guimarães levou à exposição um conjunto de trabalhos que pela sua qualidade e variedade mostram a criatividade e a mutabilidade do autor. Trata-se de uma mostra de dezanove quadros com utilização de técnica mista (acrílico e colagem) e bonecos de humor político na linha de Bordalo Pinheiro mas com o uso de outro tipo de materiais. “São trabalhos que fiz ao longo dos anos que retratam a forma como eu vejo as coisas”, disse, acrescentando que sua intenção como artista é “não fazer obras meramente decorativas, mas coisas que dizem algo com algum significado”. São para o autor pinturas “marginais”. Das obras patentes, o autor destaca o mais antigo, de 1974, que retrata o seu 25 de Abril. A fotografia tem suscitado algum interesse ao protagonista. Rogério Guimarães escolhe um lugar, tira uma foto e, com a ajuda de um suporte, trata o retrato. Em algumas horas, uma simples imagem ganha outras proporções. Essa é a intenção do professor, reforçar a identidade de um lugar ou de um objecto. “Olhar para o além do olhar dos outros ou o que é que eu posso fazer a partir de um objecto qualquer”, é sua forma de fazer arte. Rogério Guimarães nasceu em 1946. Tem o curso de Cenografia da Escola Superior de Teatro de Lisboa e o curso em Teatro e Educação na Escola Superior de Teatro de Lisboa. Já participou em diversas exposições individuais e colectivas. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, até ao final deste mês. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene