Rapariga de 14 anos em estado grave na sequência de afogamento Uma menina de 14 anos foi evacuada de helicóptero em estado muito grave e com prognóstico muito reservado ao final da tarde do passado sábado, na sequência de um afogamento, na zona do Bom Sucesso, em Óbidos. Vanessa Sofia Pedro, de 14 anos, filha de um mariscador, estaria a brincar com a irmã. “Estávamos a nadar e a brincar a atravessar uma zona que tem entre os dois a três metros de comprimento e que tinha um fundão. Eu cheguei ao pé do meu pai e a minha irmã ficou para trás. De repente ela perdeu as forças e pediu-me ajuda. Eu tentei salvá-la e puxá-la para cima e ainda bebi água, mas não consegui porque era muito peso”, descreveu a irmã, Flávia Sofia, de 16 anos, e que tentou salvá-la. A rapariga nadava numa zona de águas sem ondulação, mas com alguma corrente, e brincava aos mergulhos com óculos, tubo respirador e um cinto com chumbos. “Nós tínhamos um cinto com chumbo e com o pânico não me lembrei de retirar o cinto. Começámos a gritar por socorro e a minha mãe com os braços no ar. O nadador salvador começou a correr e apareceram mais três homens”, explicou Flávia Sofia. O alerta chegou aos bombeiros de Óbidos pelas 13h27, revelou fonte daquela corporação, que enviou uma ambulância com dois elementos para o terreno. “A minha irmã esteve uns três minutos a beber água. Eles ainda demoraram um minuto e meio a tirá-la, porque estava no fundo”, testemunhou. Já o pai das menores, Joaquim Pedro, descreveu que Vanessa “foi uma ou duas vezes abaixo e a minha outra filha ainda tentou retirá-la, mas não conseguiu, porque deixámos de a ver”. As duas jovens estavam numa zona não vigiada pelos nadadores salvadores da praia do Bom Sucesso, quando se deu o acidente. O nadador salvador e os três homens que ajudaram nas operações de salvamento efectuaram as manobras de suporte básico de vida, até à chegada da VMER e dos bombeiros de Óbidos, que aplicaram as manobras de suporte avançado de vida. Do areal até às ambulâncias, Vanessa Sofia Pedro foi transportada por duas moto quatro de pessoas do Bom Sucesso, que foram accionadas pelos voluntários de Óbidos, revelou fonte dos soldados da paz. A vítima, moradora na zona da Lobagueira, concelho de Torres Vedras, viria a dar entrada no Hospital das Caldas apenas pelas 15h50, com ventilação assistida, mas inconsciente. Foi evacuada pelo helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, cerca das 18 horas. Carlos Barroso
Praia do Bom Sucesso
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários