Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
15° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Arranque de espécie invasora na Praia do Rei Cortiço

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO) desenvolveu uma ação de voluntariado ambiental para arranque de chorão-das-praias, que decorreu no passado dia 16, na Praia do Rei Cortiço, em Óbidos, no âmbito da Semana sobre as Espécies Invasoras.
Espécie exótica invasora tem um comportamento nefasto nos ecossistemas

A Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO) desenvolveu uma ação de voluntariado ambiental para arranque de chorão-das-praias, que decorreu no passado dia 16, na Praia do Rei Cortiço, em Óbidos, no âmbito da Semana sobre as Espécies Invasoras.

Em apenas duas horas, um grupo de nove pessoas conseguiu arrancar chorão-das-praias numa área de aproximadamente 500 metros quadrados, enchendo um atrelado por quase três vezes.

O chorão-das-praias é uma espécie originária da África do Sul que foi introduzida em Portugal por questões ornamentais e foi cultivada com frequência, no passado, para fixação de dunas e taludes.

No entanto, esta espécie exótica invasora tem um comportamento nefasto nos ecossistemas. “Promove a acidificação do solo, facilitando o seu próprio desenvolvimento, forma tapetes impenetráveis que ocupam áreas extensas, impedindo o desenvolvimento da vegetação nativa e não é eficiente na fixação de dunas e taludes. Na verdade até é fácil de o remover, mais do que qualquer espécie nativa que tem verdadeiramente o papel de fixar dunas e taludes”, refere a PATO.

“Infelizmente ainda ficou muito por retirar, mas lançamos o desafio a toda a população que de cada vez que visitar uma praia e encontrar esta espécie, que remova uma pequena porção e deixe a planta com as raízes voltadas para cima, sem qualquer contacto com o substrato. Desta forma, todos juntos conseguiremos impedir que esta espécie se continue a propagar pelos nossos areais e ponha em causa a sobrevivência das espécies nativas e o equilíbrio dos sistemas dunares”, indica a associação, que teve como parceiros deste projeto a empresa Águas do Tejo Atlântico e a Junta de Freguesia do Vau, que recolheu e encaminhou as plantas arrancadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gaming na Cerca do Castelo até domingo

Até 12 de maio, a Cerca do Castelo, em Óbidos, está transformada numa arena de videojogos e de várias experiências eletrónicas, e não só, com a segunda edição do Óbidos Vila Gaming.

gaming1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita