Q

Previsão do tempo

21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
22° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 26° C

Arranque de espécie invasora na Praia do Rei Cortiço

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO) desenvolveu uma ação de voluntariado ambiental para arranque de chorão-das-praias, que decorreu no passado dia 16, na Praia do Rei Cortiço, em Óbidos, no âmbito da Semana sobre as Espécies Invasoras.
Espécie exótica invasora tem um comportamento nefasto nos ecossistemas

A Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO) desenvolveu uma ação de voluntariado ambiental para arranque de chorão-das-praias, que decorreu no passado dia 16, na Praia do Rei Cortiço, em Óbidos, no âmbito da Semana sobre as Espécies Invasoras.

Em apenas duas horas, um grupo de nove pessoas conseguiu arrancar chorão-das-praias numa área de aproximadamente 500 metros quadrados, enchendo um atrelado por quase três vezes.

O chorão-das-praias é uma espécie originária da África do Sul que foi introduzida em Portugal por questões ornamentais e foi cultivada com frequência, no passado, para fixação de dunas e taludes.

No entanto, esta espécie exótica invasora tem um comportamento nefasto nos ecossistemas. “Promove a acidificação do solo, facilitando o seu próprio desenvolvimento, forma tapetes impenetráveis que ocupam áreas extensas, impedindo o desenvolvimento da vegetação nativa e não é eficiente na fixação de dunas e taludes. Na verdade até é fácil de o remover, mais do que qualquer espécie nativa que tem verdadeiramente o papel de fixar dunas e taludes”, refere a PATO.

“Infelizmente ainda ficou muito por retirar, mas lançamos o desafio a toda a população que de cada vez que visitar uma praia e encontrar esta espécie, que remova uma pequena porção e deixe a planta com as raízes voltadas para cima, sem qualquer contacto com o substrato. Desta forma, todos juntos conseguiremos impedir que esta espécie se continue a propagar pelos nossos areais e ponha em causa a sobrevivência das espécies nativas e o equilíbrio dos sistemas dunares”, indica a associação, que teve como parceiros deste projeto a empresa Águas do Tejo Atlântico e a Junta de Freguesia do Vau, que recolheu e encaminhou as plantas arrancadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matilde Cardoso vence nos 10 km da Benedita

Matilde Cardoso, do Clube de Atletismo de Óbidos, foi a 1ª classificada do escalão sub 23 do 4º Grande Prémio de Atletismo da Benedita. A prova decorreu no passado dia 28.

matilde

Escola de Karting do Oeste no pódio em Portimão

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO), com sede no Bombarral, conquistou, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o 2.º lugar na categoria Mini-Micro e a 3.ª posição na categoria Júnior, somando assim pontos importantes para o Campeonato de Portugal Rotax.

karting

Nadadores dos Pimpões em águas espanholas

Gil Lemos, Inês Piño e Inês Soares, atletas dos Pimpões, representaram a Seleção Distrital no XXV Trofeo de Natación Villa Mairena del Aljarafe Open Internacional 3 Culturas, em Espanha, nos dias 27 e 28 de maio, onde estiveram presentes 52 equipas e 526 nadadores.

espanha