Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Reabertura do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos em conjunto com o Turismo da Foz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos abriu com uma exposição de aves

No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.

Localizado na Avenida do Mar, de frente para a Lagoa de Óbidos, este espaço disponibiliza ao visitante informação sobre o património histórico-cultural e natural da Lagoa de Óbidos. Como agora está a funcionar também como posto de turismo irá ter um técnico da área a trabalhar no espaço. que estará aberto de quarta-feira a domingo.

Foi inaugurado no ano passado, em instalações cedidas pela Marinha, e posteriormente encerrado para a realização de uma remodelação, num investimento de cerca de cinco mil euros.

Foi um dos projetos vencedores da primeira edição, em 2017, do OPP – Orçamento Participativo Portugal da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, na área da Ciência.

“Equipamento que os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho vêm identificando como uma peça importante de valorização deste ecossistema e, nesse sentido, visando apresentar uma candidatura de classificação da Lagoa de Óbidos a “Área Protegida Âmbito Regional” , no âmbito da Convenção Ramsar”, disse o presidente da autarquia das Caldas da Rainha.

Tem como objetivo, adiantou Vitor Marques, “consolidar os esforços de conservação e valorização destas zonas húmidas, proteger o habitat das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, mas também, valorizar a investigação científica em torno deste ecossistema e do seu desenvolvimento sócio-económico”. A partir de setembro, numa parceria com a Associação PATO, irá funcionar também como um serviço educativo para jovens e crianças.

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho disse que assumiram a “rédea deste projeto, que irá funcionar como casa mãe de todos os museus da Foz do Arelho”.

No âmbito da remodelação, o Centro de Interpretação “foi valorizado com mais diversidade expositiva sobre as atividades ligadas à Lagoa de Óbidos”, adiantou Fernando Sousa.

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos reabriu com a exposição de fotografia de aves da Lagoa, do fotógrafo João Fragoso Ferreira.

Também foi inaugurada no espaço uma exposição de miniaturas de embarcações, da autoria de Paula Peralta, que desde os três anos se dedica a esta arte.

A cerimónia foi abrilhantada com a atuação de Inês Fouto, que cantou músicas sobre a Lagoa de Óbidos, com letra da falecida irmã de Ana Leal, Maria de Lourdes Azevedo (professora de educação musical).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta