Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Reabertura do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos em conjunto com o Turismo da Foz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos abriu com uma exposição de aves

No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.

Localizado na Avenida do Mar, de frente para a Lagoa de Óbidos, este espaço disponibiliza ao visitante informação sobre o património histórico-cultural e natural da Lagoa de Óbidos. Como agora está a funcionar também como posto de turismo irá ter um técnico da área a trabalhar no espaço. que estará aberto de quarta-feira a domingo.

Foi inaugurado no ano passado, em instalações cedidas pela Marinha, e posteriormente encerrado para a realização de uma remodelação, num investimento de cerca de cinco mil euros.

Foi um dos projetos vencedores da primeira edição, em 2017, do OPP – Orçamento Participativo Portugal da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, na área da Ciência.

“Equipamento que os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho vêm identificando como uma peça importante de valorização deste ecossistema e, nesse sentido, visando apresentar uma candidatura de classificação da Lagoa de Óbidos a “Área Protegida Âmbito Regional” , no âmbito da Convenção Ramsar”, disse o presidente da autarquia das Caldas da Rainha.

Tem como objetivo, adiantou Vitor Marques, “consolidar os esforços de conservação e valorização destas zonas húmidas, proteger o habitat das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, mas também, valorizar a investigação científica em torno deste ecossistema e do seu desenvolvimento sócio-económico”. A partir de setembro, numa parceria com a Associação PATO, irá funcionar também como um serviço educativo para jovens e crianças.

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho disse que assumiram a “rédea deste projeto, que irá funcionar como casa mãe de todos os museus da Foz do Arelho”.

No âmbito da remodelação, o Centro de Interpretação “foi valorizado com mais diversidade expositiva sobre as atividades ligadas à Lagoa de Óbidos”, adiantou Fernando Sousa.

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos reabriu com a exposição de fotografia de aves da Lagoa, do fotógrafo João Fragoso Ferreira.

Também foi inaugurada no espaço uma exposição de miniaturas de embarcações, da autoria de Paula Peralta, que desde os três anos se dedica a esta arte.

A cerimónia foi abrilhantada com a atuação de Inês Fouto, que cantou músicas sobre a Lagoa de Óbidos, com letra da falecida irmã de Ana Leal, Maria de Lourdes Azevedo (professora de educação musical).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Curso Técnico de Pastelaria/Padaria (nível IV) é novidade no próximo ano letivoA Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aosdesafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em...

ehto

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.

Ação de divulgação sobre os apoios às empresas

A Autoridade de Gestão do Centro 2030, em colaboração com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), promove no dia 12 de junho, às 15h, nas instalações da AIRO, nas Caldas da Rainha, uma ação de divulgação sobre os apoios às empresas.