Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C

Reabertura do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos em conjunto com o Turismo da Foz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos abriu com uma exposição de aves

No dia 13 de maio, no âmbito das festas da cidade, dezenas de pessoas e entidades juntaram-se no Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos para assinalar a sua reabertura num espaço que agora funciona em conjunto com o posto de turismo da Foz do Arelho.

Localizado na Avenida do Mar, de frente para a Lagoa de Óbidos, este espaço disponibiliza ao visitante informação sobre o património histórico-cultural e natural da Lagoa de Óbidos. Como agora está a funcionar também como posto de turismo irá ter um técnico da área a trabalhar no espaço. que estará aberto de quarta-feira a domingo.

Foi inaugurado no ano passado, em instalações cedidas pela Marinha, e posteriormente encerrado para a realização de uma remodelação, num investimento de cerca de cinco mil euros.

Foi um dos projetos vencedores da primeira edição, em 2017, do OPP – Orçamento Participativo Portugal da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, na área da Ciência.

“Equipamento que os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho vêm identificando como uma peça importante de valorização deste ecossistema e, nesse sentido, visando apresentar uma candidatura de classificação da Lagoa de Óbidos a “Área Protegida Âmbito Regional” , no âmbito da Convenção Ramsar”, disse o presidente da autarquia das Caldas da Rainha.

Tem como objetivo, adiantou Vitor Marques, “consolidar os esforços de conservação e valorização destas zonas húmidas, proteger o habitat das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, mas também, valorizar a investigação científica em torno deste ecossistema e do seu desenvolvimento sócio-económico”. A partir de setembro, numa parceria com a Associação PATO, irá funcionar também como um serviço educativo para jovens e crianças.

O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho disse que assumiram a “rédea deste projeto, que irá funcionar como casa mãe de todos os museus da Foz do Arelho”.

No âmbito da remodelação, o Centro de Interpretação “foi valorizado com mais diversidade expositiva sobre as atividades ligadas à Lagoa de Óbidos”, adiantou Fernando Sousa.

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos reabriu com a exposição de fotografia de aves da Lagoa, do fotógrafo João Fragoso Ferreira.

Também foi inaugurada no espaço uma exposição de miniaturas de embarcações, da autoria de Paula Peralta, que desde os três anos se dedica a esta arte.

A cerimónia foi abrilhantada com a atuação de Inês Fouto, que cantou músicas sobre a Lagoa de Óbidos, com letra da falecida irmã de Ana Leal, Maria de Lourdes Azevedo (professora de educação musical).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caminhada angariou 3900 euros para Liga Portuguesa Contra o Cancro

A caminhada realizada a 19 de maio, nas Caldas da Rainha, no âmbito da iniciativa do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro “Corrida Pela Investigação”, angariou 3900 euros para bolsas de investigação científica na área da oncologia.

caminhadaLPC1

População unida num “abraço” para a reabertura da Escola do Coto

O fecho da Escola Primária do Coto no final do ano letivo 2022/2023 “por falta de condições de segurança”, que na altura surpreendeu os pais e alunos, levou no dia 15 de maio dezenas de pessoas a protestarem junto ao estabelecimento de ensino para exigirem o arranque das obras de requalificação e a sua reabertura o mais breve possível.

Escola 1