Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Cerimónia evocativa do 16 de Março

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cerimónia evocativa do 16 de Março decorre pelas 11h00 desse dia junto ao monumento alusivo à revolta das Caldas que antecedeu o 25 de Abril, situado junto ao quartel da Escola de Sargentos do Exército.

A cerimónia evocativa do 16 de Março decorre pelas 11h00 desse dia junto ao monumento alusivo à revolta das Caldas que antecedeu o 25 de Abril, situado junto ao quartel da Escola de Sargentos do Exército.

A cerimónia conta com as intervenções da Liga de Combatentes, do presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, e da vereadora Conceição Henriques, em representação do presidente, Vitor Marques. O 16 de Março constitui-se como um movimento revolucionário saído nesse dia das Caldas da Rainha em direção a Lisboa com a intenção de derrubar o regime. Apesar de não ter atingindo os seus objetivos, o 16 de Março deixava antever a vontade de democracia e liberdade que, semanas depois, se concretizava com o 25 de Abril de 1974. As comemorações do 16 de Março continuam às 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com o concerto Portas da Revolução, com Nelson Rodrigues (voz e guitarra), Luís Agostinho (acordeão e piano), Nuno Ferreira (bateria e percussão), António Macedo (baixo) e convidados, que revisitam a banda sonora da revolução, levando a palco canções que refletem o sentimento de inquietação e emergência de mudança que se vivia na época.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas