Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Apanha de percebe na Berlenga monitorizada por comité

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico. A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a […]
O percebe da Berlenga é uma iguaria valorizada a nível nacional e internacional

O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico.

A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a nível regional, sendo o percebe da Berlenga um recurso biológico altamente apreciado e uma iguaria valorizada a nível nacional e, também, internacional.

O contexto único desta atividade de apanha e a existência de vários estudos e projetos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos, sendo de destacar o projeto CoPesca2 financiado pelo MAR2020 e liderado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e MARE – Politécnico de Leiria, permitiram estimular o desenvolvimento das ações necessárias para que se implementasse uma gestão partilhada da apanha de percebe na Reserva Natural da Berlenga.

Este modelo de gestão permitirá alcançar a sustentabilidade ambiental, económica e social, equilibrando a preservação ambiental e a exploração do recurso com base numa atitude de partilha de responsabilidades e de respeito mútuo entre os diferentes intervenientes, determinando que o “Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga possa gerir e monitorizar a apanha sustentável de percebe.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).