Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Apanha de percebe na Berlenga monitorizada por comité

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico. A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a […]
O percebe da Berlenga é uma iguaria valorizada a nível nacional e internacional

O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico.

A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a nível regional, sendo o percebe da Berlenga um recurso biológico altamente apreciado e uma iguaria valorizada a nível nacional e, também, internacional.

O contexto único desta atividade de apanha e a existência de vários estudos e projetos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos, sendo de destacar o projeto CoPesca2 financiado pelo MAR2020 e liderado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e MARE – Politécnico de Leiria, permitiram estimular o desenvolvimento das ações necessárias para que se implementasse uma gestão partilhada da apanha de percebe na Reserva Natural da Berlenga.

Este modelo de gestão permitirá alcançar a sustentabilidade ambiental, económica e social, equilibrando a preservação ambiental e a exploração do recurso com base numa atitude de partilha de responsabilidades e de respeito mútuo entre os diferentes intervenientes, determinando que o “Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga possa gerir e monitorizar a apanha sustentável de percebe.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias

Óbidos Parque cativa negócios de empresas brasileiras

Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, esteve em São Paulo, de 12 a 17 de Maio, a promover colaborações estratégicas entre Portugal e Brasil.

parque

Prémio Município do Bombarral em ciclismo

No passado sábado o ciclismo voltou ao Bombarral, numa organização da CâmaraMunicipal e da Associação de Ciclismo de Lisboa. Tratou-se do Prémio Município do Bombarral, englobado noEncontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo Estrada – Zona B, no qual participaram cerca de 300 ciclistas de vários escalões de cadetes masculinos e femininos.

premio 1