Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Apanha de percebe na Berlenga monitorizada por comité

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico. A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a […]
O percebe da Berlenga é uma iguaria valorizada a nível nacional e internacional

O Plano de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga foi publicado em Diário da República, na sequência do trabalho conjunto realizado envolvendo mariscadores, cientistas e entidades oficiais, com vista à salvaguarda deste património natural e do recurso biológico.

A apanha de percebe é uma atividade com enorme relevância socioeconómica a nível regional, sendo o percebe da Berlenga um recurso biológico altamente apreciado e uma iguaria valorizada a nível nacional e, também, internacional.

O contexto único desta atividade de apanha e a existência de vários estudos e projetos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos, sendo de destacar o projeto CoPesca2 financiado pelo MAR2020 e liderado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e MARE – Politécnico de Leiria, permitiram estimular o desenvolvimento das ações necessárias para que se implementasse uma gestão partilhada da apanha de percebe na Reserva Natural da Berlenga.

Este modelo de gestão permitirá alcançar a sustentabilidade ambiental, económica e social, equilibrando a preservação ambiental e a exploração do recurso com base numa atitude de partilha de responsabilidades e de respeito mútuo entre os diferentes intervenientes, determinando que o “Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural da Berlenga possa gerir e monitorizar a apanha sustentável de percebe.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1