Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Universidade americana distingue caldense com honoris causa em Proteção Civil

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O caldense Pedro Simões, coordenador do Curso Técnico Superior Profissional em Riscos e Proteção Civil do Politécnico da Guarda, foi distinguido pela Grendal University de Miami, nos Estados Unidos da América (EUA). com o grau honoris causa. Docente há 17 anos, foi pioneiro na formação superior nacional e internacional em Proteção Civil.
O caldense Pedro Simões foi distinguido nos Estados Unidos da América

O caldense Pedro Simões, coordenador do Curso Técnico Superior Profissional em Riscos e Proteção Civil do Politécnico da Guarda, foi distinguido pela Grendal University de Miami, nos Estados Unidos da América (EUA). com o grau honoris causa. Docente há 17 anos, foi pioneiro na formação superior nacional e internacional em Proteção Civil.

Pedro Simões, docente no Instituto Politécnico da Guarda, foi agraciado com um grau que reconhece percursos de mérito e excelência, e que foi concedido pelo trabalho que tem desenvolvido nesta área em Portugal, nos EUA e em Espanha. A entrega da distinção decorreu a 25 de novembro de 2022, em Caracas, na Venezuela, numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades governamentais e diplomáticas.

“É uma honra ser distinguido pelo meu trabalho no domínio da Proteção Civil, sobretudo porque este é um reconhecimento único: não existe em nenhuma parte do mundo um doutoramento na área da Proteção Civil e Segurança”, afirma Pedro Simões, adiantando que “esta distinção reforça o meu empenho em, juntamente com o Politécnico da Guarda, continuar a trabalhar para reforçar o ensino nesta área e para a criação de novas formações ao nível do ensino superior”.

O docente foi um dos responsáveis pelo desenho do Curso Técnico Superior Profissional em Riscos e Proteção Civil, lançado pelo Politécnico da Guarda no ano letivo de 2020/2021. A formação, que vai na sua segunda edição, tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção em casos de risco iminente e catástrofes.

“Esta distinção constitui o reconhecimento internacional ao percurso do professor doutor Pedro Simões, não só pela sua vida profissional e académica, como também pela sua participação cívica”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda, satisfeito por “contar na nossa academia com alguém com um percurso tão notável”.

Licenciado, mestre e doutor em comunicação, Pedro Simões  conta com várias pós-graduações e títulos de especialista no currículo. Docente em diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais, foi membro fundador do Observatório de Segurança Criminalidade e Terrorismo e da Asprocivil, a primeira associação de proteção civil e segurança, porta-voz do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, e responsável ibérico do Firefighter’s Combat Challenge, campeonato de bombeiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas